Oferta!

Novos contextos para o ensino híbrido

R$336,00

Estamos preparados para desenvolver uma prática pedagógica em consonância com o novo cenário educacional? Com a trilha Novos contextos para o ensino híbrido, esperamos proporcionar a você, educadora e educador, momentos de reflexão e aprendizado necessários para enfrentar os desafios que o momento atual nos impõe.

No primeiro módulo, Conceitos básicos e os modelos associados, abordaremos o ensino híbrido e suas metodologias ativas relativas aos papéis do docente e do estudante e ao design de aprendizagem para os contextos presencial e remoto.

Personalização do ensino é o tema abordado no segundo módulo, que tem o intuito de promover reflexão e experimentação de ações ligadas à aprendizagem personalizada baseada em competências e viabilizadas pela adoção das tecnologias digitais de informação e comunicação.

No módulo Tecnologia e curadoria, exploraremos uma série de recursos digitas e conhecemos estratégias para sua análise e curadoria a fim de integrá-los em aula.

No quarto módulo, Planejamento das aulas no ensino híbrido, promoveremos a discussão, para posterior vivência prática, de conceitos associados ao design de aprendizagem e seus impactos no planejamento de aulas no modelo híbrido, considerando os diferentes contextos emergentes.

Esses módulos também poderão ser adquiridos separadamente, de acordo com o seu interesse. Aqui nesta trilha, você terá acesso a 40 horas de formação online.

Com esses cursos, esperamos contribuir para sua formação e ampliar suas possibilidades de atuação!

Em até 6x de R$56,00 sem juros.

Para quem é este curso?

Profissionais da educação, com atuação na Educação Básica, e demais interessados no tema.

40
horas

Certificado
Singularidades

Acesso
por 120 dias

Conteúdo
interativo

Boas-vindas
Neste módulo, você conhecerá a proposta do percurso formativo do curso e também se ambientará na plataforma.

Conceitos básicos e os modelos associados
O módulo tem como objetivo conceituar o ensino híbrido e suas possíveis aplicabilidades na atualidade. Aborda o ensino híbrido e suas metodologias ativas relativas aos papéis do docente e do estudante e ao design pedagógico para os contextos presencial e remoto, bem como suas potencialidades para os processos de ensino-aprendizagem.

Personalização do ensino
O módulo tem como objetivo promover a reflexão e experimentação de ações ligadas à aprendizagem personalizada baseada em competências, viabilizadas pela adoção das tecnologias digitais de informação e comunicação. Aborda as características básicas desse novo paradigma curricular, promove a reflexão sobre como estruturar um processo com tais características em uma instituição considerando os recursos digitais adotados por ela, e esclarece sobre como promover o desenvolvimento de competências por meio dessa proposta de aprendizagem.

Tecnologia e curadoria
O módulo tem como objetivo mobilizar conhecimentos prévios e sistematizar novos saberes sobre o uso de tecnologias digitais como aliadas nos processos de aprendizagem e personalização do ensino.
Por meio de exemplos, modelos e desafios práticos, você terá a oportunidade de explorar recursos educacionais digitais, refletir sobre sua integração nas aulas e conhecer estratégias de análise e curadoria.

Planejamento das aulas no ensino híbrido
O módulo tem como objetivo promover a discussão, para posterior vivência prática, de conceitos associados ao design de aprendizagem e seus impactos no planejamento de aulas no modelo híbrido, considerando os diferentes contextos emergentes. Para isso, traremos elementos que devem compor o processo de design educacional, com foco no planejamento de aulas que favoreçam a integração de potencialidades dos modos presencial e remoto, em vista do desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais no contexto cultural contemporâneo.

Antonieta Megale
Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, mestra em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e formada em Comunicação Social e em Pedagogia. Fez estágio doutoral na Universidade de Viadrina (Alemanha) e atualmente realiza estágio de pós-doutoramento em Linguística Aplicada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora na pós-graduação do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo. Coordena o curso de pós-graduação em Educação Bilíngue e a área de extensão do Instituto Singularidades, onde atua também como professora no curso de Pedagogia. É assessora na área de linguagens em instituições de Educação Básica.

Adolfo Tanzi Neto
Doutor em Linguística Aplicada da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio doutoral no departamento de Educação da Universidade de Oxford. Foi coordenador do projeto sobre ensino híbrido no Brasil pela Fundação Lemann e finalista do 58º Prêmio Jabuti com o livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Atualmente, é especialista em metodologias ativas para o contexto escolar.

Luci Ferraz de Mello
Doutora e mestra em Comunicação, com ênfase nas interfaces Educação-Comunicação pela Universidade de São Paulo, a partir de pesquisas sobre avaliação formativa na aprendizagem mediada por tecnologias e diálogos do professor on-line em EAD. Especialista em Educação Digital, Avaliação Formativa e Currículo. É pós-graduanda em Web Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pesquisa sobre a implementação da aprendizagem por projetos STEAM na educação pública.

Victor Menna
Professor de Ciências, formador de professores e assessor pedagógico. Desde 2014, utiliza e facilita o uso de recursos educacionais digitais na educação, tendo atuado nos ensinos fundamental, médio e superior. Atuou em escolas privadas da capital paulista como professor, assessor de inovações pedagógicas, integrador de tecnologia e coordenador pedagógico.

Juliana Caetano
Pós-doutora em Educação: Currículo, doutora em Comunicação e Semiótica e mestra em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. Pesquisadora da cibercultura com foco nos processos colaborativos em rede e seus impactos sociais, políticos e educacionais. Integra o Grupo de Pesquisa em Novas Tecnologias na Educação (CNPq) com foco na formação de professores e do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Criação nas Mídias (CNPq). Atua na formação de professores e gestores em cursos multitemáticos que refletem sobre educação, comunicação e cultura digital.

40 horas divididas em 4 módulos de 10 horas.

R$ 336,00 à vista ou 6x de R$ 56,00 (sem juros)

Fotos do atendimento

Precisa de ajuda?

Fale com um de nossos assistentes em nossos canais.
FAQ

Informação adicional

Tempo de Curso

40h

Valor

até R$ 200.00

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Novos contextos para o ensino híbrido”

O seu endereço de e-mail não será publicado.