Estratégias para cultivar a saúde mental nas escolas

R$650,00

O curso “Estratégias para cultivar a saúde mental nas escolas” promove estudos, reflexões e práticas que apoiam os/as participantes a construírem, a partir da própria prática pedagógica, espaços seguros de aprendizagem, que favorecem a saúde mental individual e coletiva, tornando a escola cada vez mais um ambiente onde todos/as possam prosperar.

O curso convida a olhar para comportamentos e crenças presentes nas escolas, na perspectiva de construir práticas e rotinas orientadas por um ensino sensível aos traumas (trauma informed teaching).

Com um percurso formativo rico em jogos pedagógicos e vivências, os participantes também  irão aumentar seus repertórios, com práticas que apoiam uma boa gestão de sala de aula e a regulação do sistema nervoso, elemento fundamental para o desenvolvimento da saúde mental.

Objetivos

  • Aumentar a consciência sobre a própria saúde mental e emocional como estratégia para apoiar outras pessoas;
  • Desenvolver habilidades que apoiam a construção de ambientes seguros de aprendizagem e boas relações na escola;
  • Entender e aumentar o conhecimento sobre traumas e seus efeitos, o sistema nervoso e como estes elementos dialogam com a aprendizagem;

Observação:

A realização do curso está sujeita a número mínimo de matriculados.
Caso não seja viabilizado o curso, você será avisado (a) com antecedência à data prevista pra início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: [email protected]

    Em até 6x de R$108,33 sem juros.

Inscreva-se

Para quem é este curso?

Coordenadores pedagógicos e professores.

Certificado
Singularidades

20 horas
de duração

Carga horária: 20 horas
Data de início: 03 de setembro
Previsão de término: 05 de novembro
Dia da semana: terça-feira
Horário: das 19h às 21h
Modalidade: on-line

Módulo 1: 03, 10 e 17 de setembro
● Práticas de escuta ativa;
● Como lidar com resistências;
● Consideração Positiva Incondicional Vocabulário das Qualidades.

Módulo 2: 24 de setembro, 1, 8 e 15 de outubro
● Conceito de trauma, tipos e como se manifestam no sistema nervoso;
● Como acolher emoções e traumas numa perspectiva pedagógica;
● Ferramentas e práticas para regulação do sistema nervoso: respiração, sentidos, movimento e jogos baseados nas artes.

Módulo 3: 22 e 29 de outubro, 05 de novembro
O Começo Poderoso como forma de criar um ambiente acolhedor e de segurança psicológica;
● Modelo IPC (Imaginação | Participação | Compromisso);
● Metáforas e Artes Visuais – caminhos para expressar as emoções.

  • Práticas de escuta generosa/ativa
  • Como lidar com resistências (mediação de conflitos)
  • Consideração Positiva Incondicional
  • Vocabulário das Qualidades – Comunicação Não Violenta
  • Conceito de trauma, tipos e como se manifestam no sistema nervoso
  • Como acolher emoções e traumas numa perspectiva pedagógica
  • Ferramentas e práticas para regulação do sistema nervoso: Respiração; Sentidos; Movimento e; Jogos baseados nas artes.
  • O Começo Poderoso como forma de criar um ambiente acolhedor e de segurança psicológica.
  • Modelo IPC (Imaginação | Participação | Compromisso)
  • Metáforas e Artes Visuais – caminhos para expressar as emoções

A Artéria foi criada em 2013, a partir da vivência com a organização Internacional Partner for Youth Empowerment (PYE) e seu Modelo do Empoderamento Criativo. Essa metodologia é utilizada e contextualizada em processos formativos da Artéria como ferramenta de promoção de mudanças concretas no mundo, por meio do desenvolvimento do potencial das pessoas que participam destes processos. O modelo está baseado em um tripé composto pelos seguintes elementos:

Educação Experiencial
Os participantes das formações promovidas pela Artéria aprendem por meio de experiências e de atividades com características práticas e “mão na massa”, como exercícios de escrita livre e de improvisação teatral. A partir dessas vivências, são estimulados a refletir sobre o que foi feito, em um processo que estimula a metacognição (o pensar sobre como se pensa e aprende), e também a entenderem de que forma o que estão aprendendo e desenvolvendo pode ser incorporado em suas vidas e atuação profissional.

Práticas baseadas nas Artes
As técnicas, ferramentas e atividades utilizadas nas formações da Artéria estão sempre relacionadas às linguagens artísticas (dança, música, teatro, artes visuais, literatura), por serem formas nas quais as subjetividades e emoções podem se manifestar. A arte é compreendida como um portal para promover o encontro das pessoas com seu universo interior e acessar o universo das outras pessoas. Além disso, as linguagens artísticas incentivam a troca e conexão entre os participantes das formações, o despertar da sensibilidade e o desenvolvimento da criatividade.

Técnicas de Facilitação de Grupos
A facilitação é uma estratégia para grupos de pessoas construírem conhecimento coletivo, resolverem problemas complexos, tomarem decisões, entenderem e darem sentido a conceitos. Nestes processos, o facilitador tem o papel de apoiar o grupo a manter o foco nos objetivos, ao mesmo tempo que garante a participação de todos, proporcionando que cada um se coloque no coletivo com o seu potencial, em um ambiente que acolhe as diferenças e singularidades. Um facilitador criativo deve criar um ambiente de aprendizagem rico em segurança emocional, liderança compartilhada e um ambiente de desafios saudáveis. Um educador pode ser um facilitador em sala de aula e, para isso, a Artéria conta com técnicas de facilitação de grupos que são  compartilhadas nas formações e materiais, de modo que os participantes possam aplicá-las com os educandos.

 

Valor à vista:R$ 650,00 – em até 3x sem juros no cartão ou no boleto bancário

Docentes do curso

Fotos do atendimento

Precisa de ajuda?

Fale com um de nossos assistentes em nossos canais.
FAQ

Informação adicional

Tempo de Curso

20h

Valor

650,00

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Estratégias para cultivar a saúde mental nas escolas”

O seu endereço de e-mail não será publicado.