Formação em parceria:



Para quem é este curso?
Profissionais da educação, com atuação na Educação Básica, e demais interessados no tema.
40
horas
Certificado
Singularidades
Acesso
por 120 dias
Conteúdo
interativo
Confira a programação do curso:
Tema 1: A identidade do formador de professores
Tema 2: A garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças a partir de experiências oferecidas nas atividades não presenciais
Tema 3: Possibilidades das modalidades organizativas e das diferentes formas de registro no cotidiano da instituição de ensino
Tema 4: Planejamento e reflexão: ações e possibilidades em cenários imprevisíveis
Tema 5: Avaliação: do planejamento à ação pedagógica
Vagas gratuitas.
Docentes do curso
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Fernanda Arantes
Coordenadora do curso
Doutoranda em Educação, Linguagem e Psicologia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Psicóloga. Psicanalista especialista em psicanálise com crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Coordenadora pedagógica e coordenadora do Núcleo Educação na Diferença da Escola Viva desde 2013. Foi professora de educação infantil durante nove anos e de apoio de inclusão na educação infantil durante três anos. Coordenadora, desde 2008, do grupo de estudos Ação Educativa na Diferença da Escola Viva, com o foco na temática da Educação inclusiva. É professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde fevereiro de 2017.
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Márcia Gil
Autora do curso
Psicóloga, doutora e mestra em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, atua na formação continuada de profissionais da educação infantil e presta consultoria para diferentes organizações sociais, fundações e municípios. É membro do Núcleo de Estudos da Infância – Pesquisa e Extensão – NEIPE e vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Avaliação e Infância – GEPPAI, ambos na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Membro do departamento de saúde escolar da Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro e da ABENEPI – Associação Brasileira de Neuropsiquiatria Infantil.
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Sônia Maria Pereira Vidigal
Autora do curso
Doutora e mestra em Educação pela Universidade de São Paulo, com estágio na Universidade de Harvard. Especialista em Relações Interpessoais e Desenvolvimento Moral pela Universidade de Franca e especialista em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Pedagoga. Foi professora e coordenadora na escola básica, com experiência na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e ensino médio. É professora no curso de Pedagogia do Instituto Singularidades e em cursos de especialização de outras instituições. Atua também com formação de docentes e materiais didáticos.
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Angela di Paolo Mota
Autora do curso
É doutora e mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, especialista em Formação Integral pelo Instituto Singularidades, com sua formação inicial em Psicologia. Atua na interface com a educação e trabalha como docente no Instituto Singularidades desde 2014. Além disso, também é assessora pedagógica nas áreas de educação infantil, educação inclusiva, psicologia do desenvolvimento humano, psicanálise e primeira infância.
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Aline Helena Mafra Ribeiro
Autora do curso
É doutora em Educação, mestra em Educação e especialista em docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com habilitação em Educação Infantil. Foi professora colaboradora na Universidade Regional de Blumenau e atualmente é professora substituta do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua na formação continuada junto a profissionais da educação infantil nos municípios de Blumenau, Gaspar, Florianópolis, Palhoça e Itapema (SC). É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância – NUPEIN/UFSC e do Grupo de Pesquisa Infância, Cidadania e Redes Educativas – coletivo CIRANDA/UDESC.
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Carolina Velho
Autora do curso
Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (2016). Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação infantil desde 1996. Inicialmente em sala de aula, como professora, e posteriormente como coordenadora/gestora. De 2011 a 2013 foi consultora para a COEDI/SEB/MEC, implementando o Programa Proinfância em diversos estados, com atuação desde orientações gerenciais e legais para as Secretarias Municipais de Educação, até a formação dos coordenadores/diretores e professores dos municípios. Foi consultora nacional de 2013 a 2017 para o tema de Educação infantil no UNICEF no Brasil. De abril de 2017 a setembro de 2018 esteve como Coordenadora-Geral de Educação Infantil no Ministério da Educação. Foi membro do CONANDA pelo Ministério da Educação. Foi membro do Comitê Diretivo do Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal (2014-2017) e membro do Comitê Distrital pela Primeira Infância (2014-2016). Integra a Rede Nacional Primeira Infância. Atualmente, é pesquisadora colaboradora do GPEIS – Grupo de Pesquisa em Educação Infantil e Subjetividade do PPGE/UnB, professora de pós-graduação do Instituto Saber e dirige o CEI- Cultura, Educação e Infâncias.

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