BNCC em foco na Educação Infantil – trajetória teórico-prática para formação professores

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R$0,00

Diante do atual cenário em que os recursos digitais estão cada vez mais presentes na educação, como você se vê perante o desafio dessa nova forma de ensinar? Este curso, voltado para formadores de professores, tem como objetivo abordar temas pertinentes à BNCC na etapa da educação infantil, considerando a imprevisibilidade e as adequações que os novos tempos de atividades não presenciais exigem e suas especificidades na primeira infância. 

Visando apoiar esses profissionais, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Movimento Bem Maior e Instituto Singularidades, disponibiliza este curso de forma on-line e gratuita, a fim de contribuir com a pauta de formações na educação infantil. 

Almeja-se que o curso possa instrumentalizar os formadores de professores, contribuindo para a compreensão da organização curricular e das concepções da educação infantil, propondo práticas educativas do cotidiano das instituições de ensino, abarcando as especificidades da atuação educativa e ampliando a compreensão das ações pedagógicas. 

Formação em parceria:

FMCSV
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logo undime

Para quem é este curso?

Profissionais que atuam na Educação Básica e demais interessados no tema.

40
horas

Certificado
Singularidades

120
dias de acesso

Conteúdo
interativo

Confira a programação do curso:

Tema 1: A identidade do formador de professores
Tema 2: A garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças a partir de experiências oferecidas nas atividades não presenciais
Tema 3: Possibilidades das modalidades organizativas e das diferentes formas de registro no cotidiano da instituição de ensino
Tema 4: Planejamento e reflexão: ações e possibilidades em cenários imprevisíveis
Tema 5: Avaliação: do planejamento à ação pedagógica

Fernanda Arantes: Coordenadora do curso
Doutoranda em Educação, Linguagem e Psicologia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP); mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP; psicóloga; psicanalista especialista em psicanálise com crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. É coordenadora pedagógica e coordenadora do Núcleo Educação na Diferença da Escola Viva desde 2013. Foi professora da Educação Infantil durante nove anos e foi professora de apoio à inclusão na Educação Infantil durante três anos. Coordenadora, desde 2008, do grupo de estudos Ação Educativa na Diferença da Escola Viva, com o foco na temática da Educação inclusiva, também é professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde fevereiro de 2017.

Márcia Gil: Autora do curso
Doutora e mestra em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), é psicóloga, atua na formação continuada de profissionais da Educação Infantil e presta consultoria para diferentes organizações sociais, fundações e municípios. É membra do Núcleo de Estudos da Infância – Pesquisa e Extensão (NEIPE) e vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Avaliação e Infância (GEPPAI), ambos na UERJ. Membra do departamento de saúde escolar da Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro e da Associação Brasileira de Neuropsiquiatria Infantil (ABENEPI).

Sônia Maria Pereira Vidigal: Autora do curso
Doutora e mestra em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio na Universidade de Harvard. Especialista em Relações Interpessoais e Desenvolvimento Moral pela Universidade de Franca e especialista em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É pedagoga e foi professora e coordenadora na Educação Básica, com experiência na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Atualmente, é professora no curso de Pedagogia do Instituto Singularidades e em cursos de especialização de outras instituições. Atua também com formação de docentes e com materiais didáticos. Currículo Lattes.

Angela di Paolo Mota: Autora do curso
Doutora e mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), especialista em Formação Integral pelo Instituto Singularidades, com formação inicial em Psicologia. Atua na interface com a Educação e trabalha como docente no Instituto Singularidades desde 2014. Além disso, também é assessora pedagógica nas áreas de Educação Infantil, educação inclusiva, psicologia do desenvolvimento humano, psicanálise e primeira infância. Currículo Lattes.

Aline Helena Mafra Ribeiro: Autora do curso
Doutora em Educação, mestra em Educação e especialista em docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com habilitação em Educação Infantil. Foi professora colaboradora na Universidade Regional de Blumenau e atualmente é professora substituta do curso de Pedagogia da UDESC. Atua na formação continuada junto a profissionais da Educação Infantil nos municípios de Blumenau, Gaspar, Florianópolis, Palhoça e Itapema (SC). É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC) e do Grupo de Pesquisa Infância, Cidadania e Redes Educativas (coletivo CIRANDA/UDESC).

Carolina Velho: Autora do curso
Mestra em Educação pela Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, inicialmente em sala de aula, como professora, e posteriormente como coordenadora e gestora. De 2011 a 2013, foi consultora para a Coordenação Geral de Educação Infantil (COEDI) e colaborou com a implementação do Programa Proinfância em diversos estados. De 2013 a 2017, foi consultora nacional para o tema de Educação infantil no Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil. De abril de 2017 a setembro de 2018 foi coordenadora-geral de Educação Infantil no Ministério da Educação (MEC). Foi membra do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) pelo Ministério da Educação. Foi membra do Comitê Diretivo do Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal (2014-2017) e do Comitê Distrital pela Primeira Infância (2014-2016). Integra a Rede Nacional Primeira Infância. Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa em Educação Infantil e Subjetividade (GPEIS) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB), professora de pós-graduação do Instituto Saber e dirige a empresa CEI – Cultura, Educação e Infâncias.

Vagas gratuitas.

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FAQ

Informação adicional

Tempo de Curso

40h

Valor

até R$ 100,00

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