Desafios da coordenação pedagógica

Associated Courses

R$240,00

Como adequar as múltiplas funções desempenhadas pelo coordenador pedagógico e garantir a sua principal tarefa: ser um educador?  
No desempenho da função de coordenação, são exigidos muitos papéis, que acabam ocupando todo o tempo do profissional com atividades de pouco conteúdo educativo. A dinâmica diária de um gestor numa escola precisa ser, por isso, permanentemente revista e repensada, ou corre o risco de se tornar essencialmente administrativa. A proposta é discutir a adequação das múltiplas funções do coordenador frente à sua tarefa mais importante: ser um educador.

    Em até 6x de R$40,00 sem juros.

Para quem é este curso?

Coordenadores pedagógicos que buscam se aprofundar no tema do curso.

20
horas

Certificado
Singularidades

90
dias de acesso

Conteúdo
interativo

Professores reconhecidos

Módulo 1 – Histórico da função do coordenador pedagógico
Histórico da função do coordenador pedagógico por meio da história das escolas no Brasil e a origem do cargo. Levantamento de questões sobre a identidade do coordenador pedagógico nos dias de hoje. As dimensões de suas atribuições e responsabilidades no âmbito escolar, suas funções e a organização de suas ações no dia a dia da escola.

Módulo 2 – Ressignificando a identidade do coordenador pedagógico
Apresentação das múltiplas identidades do coordenador pedagógico. Quem é o sujeito coordenador? Qual é sua história enquanto profissional e pessoa no exercício de uma função?

Módulo 3 – A escola reflexiva
Ressignificação da identidade do coordenador pedagógico, que deve ser visto como articulador, formador e transformador. Reflexão sobre os impasses no exercício da função de coordenar e a importância do projeto político-pedagógico.

Módulo 4 – Caminhos para o planejamento de uma rotina de trabalho
Apresentação dos instrumentos metodológicos que apoiam a função do coordenador pedagógico.

Maria Estela Lacerda Ferreira
Mestranda em Supervisão Pedagógica pela Universidade Aberta de Portugal. Especialista em Educação a Distância (Lato Sensu, 2011). Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental/Teoria do Dr. Reuven Forstein (PEI, 1994). Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 1987). Atualmente é professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades. Participou como tutora de cursos a distância e como consultora pedagógica na elaboração de cursos técnicos no SENAC-SP. Autora de material sobre empreendedorismo para alunos do Ensino Básico.

Renata Americano
Mestranda em Educação, Arte, História e Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduada em Gestão e Currículo da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pelo Instituto Singularidades.
Pedagoga formada em Supervisão Escolar pela PUC-SP. Membra do Conselho da Outward Bound Brasil. É assessora pedagógica do Núcleo de Projetos Especiais e Centro de Estudos da Escola Viva e da Escola Cores, no Rio de Janeiro. Professora do curso de pós-graduação sobre a abordagem Reggio Emilia e do curso de extensão para coordenação pedagógica do Instituto Singularidades. Coordena e ministra aulas para diretores, coordenadores e professores em várias cidades do Brasil.

20 horas de duração.

6x de R$ 40,00 (sem juros)

Fotos do atendimento

Precisa de ajuda?

Fale com um de nossos assistentes em nossos canais.
FAQ

Informação adicional

Tempo de Curso

20h

Valor

até R$ 200.00

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Desafios da coordenação pedagógica”

O seu endereço de e-mail não será publicado.