Gestão da sala de aula e da convivência na escola

R$980,00

O clima escolar positivo e a sustentação de comportamentos pró-aprendizagem em sala de aula são fatores fortemente associados ao senso de pertencimento à escola por parte dos estudantes, aos maiores índices de aprendizagem dos estudantes e ao bem-estar docente. No entanto, é notável, em diferentes métricas, a presença de comportamentos indisciplinados por parte dos estudantes, como demonstram dados do PISA 2022 que revelam, por exemplo, que 38% dos estudantes brasileiros afirmam não escutar o que seus professores dizem e que 40% se distraem com colegas de turma utilizando tecnologia digital.

Nesse sentido, o planejamento da convivência escolar e da gestão de sala de aula é um elemento fundamental para a promoção de um ambiente educativo mais propício ao sucesso escolar dos estudantes, por meio de senso de pertencimento à comunidade, melhores práticas de ensino e aprendizagem, relações de trabalho positivas entre docente e escola.

Desse modo, este curso visa a fornecer referenciais de pesquisa qualificados para que docentes, coordenadores e diretores reflitam sobre seus contextos e práticas e construam caminhos de resolução para os desafios escolares cotidianos no que tange à convivência escolar e ao comportamento estudantil em sala de aula.

As aulas serão centradas na relação professor-aluno, encaminhando reflexões e proposições para a gestão da escola (em se tratando do público de coordenadores e diretores) e da sala de aula (em se tratando do público de docentes).

Para coordenadores e diretores, a pergunta norteadora dos estudos deve ser: se, para o professor ensinar e o aluno aprender, a sala de aula precisa ser dessa forma, como a escola deve se organizar?

Para docentes, a pergunta norteadora dos estudos deve ser: se, para o aluno aprender, eu preciso de uma sala de aula dessa forma, como devo organizar rotinas, procedimentos, recursos e estratégias pedagógicas em minhas aulas?

Observação:

A realização do curso está sujeita a número mínimo de matriculados.
Caso não seja viabilizado o curso, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: [email protected]

    Em até 6x de R$163,33 sem juros.

Inscreva-se

Para quem é este curso?

Docentes e gestores de ensino fundamental (anos iniciais e finais) e de ensino médio.

Certificado
Singularidades

30 horas
de duração

Carga horária: 30 horas (25h síncronas e 5h assíncronas)
Data de início: 15/08/2024
Previsão de término: 14/11/2024
Dia da semana: quinta-feira
Horário: das 19h30 às 22h
Modalidade: on-line e síncrona

A abordagem metodológica do curso será centrada na prática profissional (BORN, 2019). Em linhas gerais, a formação de docentes e educadores centrada na prática

  • fundamenta-se nas teorias socioculturais de aprendizagem;
  • tem seu acúmulo de conhecimento orientado para a prática profissional e dela emerso;
  • transfere, com adaptação, os conceitos teóricos para o contexto da prática profissional, isto é, a unidade escolar, a sala de aula;
  • vale-se de representações e artefatos reais da prática como recursos para a aprendizagem e o desenvolvimento profissional.

Nesse sentido, tanto os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento profissional quanto as práticas de ensino e avaliação serão específicos para cada um dos dois públicos do curso: docentes e gestores (coordenadores e diretores).

Valor à vista: R$ 980,00 – em até 4x sem juros no cartão ou no boleto bancário

Aula 1
15 de agosto. Carga horária: 2h30

  • A identidade docente e a gestão da sala de aula

Aula 2
22 de agosto. Carga horária: 2h30

  • A gestão do espaço físico em sala de aula

Aula 3
05 de setembro. Carga horária: 2h30

  • Incivilidade e indisciplina na sala de aula

Aula 4
12 de setembro. Carga horária: 2h30

  • Estabelecimento de normas, regras, procedimentos e rotinas de sala de aula

Aula 5
26 de setembro. Carga horária: 2h30

  • Reflexões sobre as aprendizagens

Aula 6
03 de outubro. Carga horária: 2h30

  • A gestão do tempo em sala de aula

Aula 7
10 de outubro. Carga horária: 2h30

  • A gestão da motivação e da cooperação em sala de aula

Aula 8
24 de outubro. Carga horária: 2h30

  • Manifestações perturbadoras e manifestações violentas (compreensão, prevenção e intervenção no nível da gestão)

Aula 9
31 de outubro. Carga horária: 2h30

  • Construção de vínculos com as famílias

Aula 10
14 de novembro. Carga horária: 2h30

  • Apresentação dos planos e discussão

Docentes do curso

Fotos do atendimento

Precisa de ajuda?

Fale com um de nossos assistentes em nossos canais.
FAQ

Informação adicional

Tempo de Curso

30h

Valor

980,00

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Gestão da sala de aula e da convivência na escola”

O seu endereço de e-mail não será publicado.