Para quem é este curso?
professores/professoras e coordenadores/coordenadoras da Educação Infantil e séries iniciais do EF.
Certificado
Singularidades
18 horas
de duração
Datas: 8, 15, 22, 29 de agosto e 5, 12, 19 e 26 de setembro e 3 de outubro
Horário: das 19h às 21h
Carga horária: 18h
Modalidade: remoto
Valor: R$ 650,00 – em até 4x sem juros no cartão ou no boleto bancário
Aula 1
8 de agosto. Carga horária: 2h
- Apresentação do curso.
- Linha do tempo sobre a infância e sobre a escola da infância.
Aula 2
15 de agosto. Carga horária: 2h
- Concepção de criança em obras de Arte, na publicidade, na família e nas escolas.
- Como a arte pode nos ajudar a pensar a infância?
Aula 3
22 de agosto . Carga horária: 2h
- Como aguçar nosso olhar para olhar através do que fazem e dizem as crianças.
- Discussão do texto: O sensível olhar pensante, de Mirian Celeste Martins.
- Orientações para a realização da tarefa de observação.
- Tarefa para 5/9/2024: escolher um tema a ser observado partindo do texto discutido no encontro e do texto : O sensível olhar pensante, de Mirian Celeste Martins.
Aula 4
29 de agosto. Carga horária: 2h
- A abordagem de Reggio Emilia como referência: o que nos inspira? Quais valores a sustentam?
Aula 5
5 de setembro. Carga horária: 2h
- Partilha dos temas de observação e discussão sobre os caminhos da continuidade.
- A pauta de observação como instrumento metodológico.
- Tarefa para 26/9/2024 – elaborar uma pauta a partir do tema de observação escolhido.
Aula 6
12 de setembro. Carga horária: 2h
- Observação e registro.
- Visibilidade da cultura da Infância e das aprendizagens das crianças.
- O que são as Mini histórias?
Aula 7
19 de setembro. Carga horária: 2h
- Análise de mini-histórias.
Aula 8
26 de setembro. Carga horária: 2h
- Apresentações das pautas de observação já utilizadas.
Aula 9
3 de outubro. Carga horária: 2h
- A mini-história ( 3 ou 4 imagens) que foi elaborada a partir da pauta de observação. Avaliação e valoração.
professores/professoras e coordenadores/coordenadoras da Educação Infantil e séries iniciais do EF.
Esp. Eloisa Ponzio
Master em Coordenação Pedagógica pela Universidade de Modena e Reggio Emilia. Master em Direção e Gestão de Centro Educativo pela Universidade de Barcelona. Extensão- Formação para Gestores de Unidades Escolares/ FGV online. Pedagoga PUC/SP. Experiência profissional como professora, orientadora e coordenadora de escolas. Formadora de educadores no Instituto Vera Cruz, Centro de Estudos Prisma e na Diálogos Viagens Pedagógicas. Formadora de gestores e coordenadores das Creches e Educação Infantil do município de Jundiaí pela Fundação Vanzolini. Coordenadora na Escola Vera Cruz. Assessora e consultora de escolas privadas. Professora da pós-graduação do Instituto Singularidades/Abordagem Reggio Emilia. Professora da pós-graduação/ Casa Tombada, Coordenação pedagógica Cartografia das diversidades e Singularidades. Coautora do livro Reggio Emilia e Ponte – a gênese de novas construções sociais de aprendizagem/ Ed. Mahatma- Lisboa. Coordenadora Pedagógica do Projeto Palavra Cantada na Escola.
Renata Queiroz de Moraes Americano
Doutora e Mestra em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Mackenzie. Pós-graduada em Gestão e Currículo pelo Instituto Singularidades . Assessora pedagógica do Acaia Pantanal/MS. Pesquisadora do GPAP. Na Escola Viva SP foi coordenadora e Vice-diretora Pedagógica. Professora do curso de Pós-graduação Abordagem Educativa Reggio Emilia (2017/2019), de cursos de extensão para gestores e da graduação em Pedagogia do Instituto Singularidades.
Avaliações
Não há avaliações ainda.