A abordagem Reggio Emilia e as perguntas das crianças no planejamento pedagógico

R$650,00

A escola da infância é um espaço privilegiado para ouvirmos as crianças indagarem o mundo no cotidiano. A maneira pela qual o professor/ professora observa e escuta as crianças pode oferecer pistas e parâmetros para a compreensão dos seus maravilhamentos e assombros , transformando-os em possibilidades de trabalho. As perguntas das crianças revelam o que e como pensam e assim o/a professor/a podem conhecê- las melhor. As perguntas mobilizam os/as educadores a estudar mais as infâncias, a interpretar as relações que as crianças estabelecem com as pessoas e com o contexto nos quais estão inseridas e a dialogar com elas. Qual lugar damos às perguntas das crianças? Como dar visibilidade ao processo de aprendizagem partindo de perguntas?

Objetivos

  • Retomar a ideia de infância, criança e escola da infância ao longo do tempo;
  • Aguçar o olhar /a escuta do professor no cotidiano da escola;
  • Aproximar o que dizemos e o que fazemos na escola de Educação Infantil;
  • Ouvir e relatar práticas;
  • Experimentar/viver propostas;

Observação:

A realização do curso está sujeita a número mínimo de matriculados.
Caso não seja viabilizado o curso, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: [email protected]

    Em até 6x de R$108,33 sem juros.

Inscreva-se

Para quem é este curso?

professores/professoras e coordenadores/coordenadoras da Educação Infantil e séries iniciais do EF.

Certificado
Singularidades

18 horas
de duração

Datas: 8, 15, 22, 29 de agosto e 5, 12, 19 e 26 de setembro e 3 de outubro
Horário: das 19h às 21h
Carga horária: 18h
Modalidade: remoto

Valor: R$ 650,00 – em até 4x sem juros no cartão ou no boleto bancário

Aula 1
8 de agosto. Carga horária: 2h

  • Apresentação do curso.
  • Linha do tempo sobre a infância e sobre a escola da infância.

Aula 2
15 de agosto. Carga horária: 2h

  • Concepção de criança em obras de Arte, na publicidade, na família e nas escolas.
  • Como a arte pode nos ajudar a pensar a infância?

Aula 3
22 de agosto . Carga horária: 2h

  • Como aguçar nosso olhar para olhar através do que fazem e dizem as crianças.
  • Discussão do texto: O sensível olhar pensante, de Mirian Celeste Martins.
  • Orientações para a realização da tarefa de observação.
  • Tarefa para 5/9/2024: escolher um tema a ser observado partindo do texto discutido no encontro e do texto : O sensível olhar pensante, de Mirian Celeste Martins.

Aula 4
29 de agosto. Carga horária: 2h

  • A abordagem de Reggio Emilia como referência: o que nos inspira? Quais valores a sustentam?

Aula 5
5 de setembro. Carga horária: 2h

  • Partilha dos temas de observação e discussão sobre os caminhos da continuidade.
  • A pauta de observação como instrumento metodológico.
  • Tarefa para 26/9/2024 – elaborar uma pauta a partir do tema de observação escolhido.

Aula 6
12 de setembro. Carga horária: 2h

  • Observação e registro.
  • Visibilidade da cultura da Infância e das aprendizagens das crianças.
  • O que são as Mini histórias?

Aula 7
19 de setembro. Carga horária: 2h

  • Análise de mini-histórias.

Aula 8
26 de setembro. Carga horária: 2h

  • Apresentações das pautas de observação já utilizadas.

Aula 9
3 de outubro. Carga horária: 2h

  • A mini-história ( 3 ou 4 imagens) que foi elaborada a partir da pauta de observação. Avaliação e valoração.

professores/professoras e coordenadores/coordenadoras da Educação Infantil e séries iniciais do EF.

Docentes do curso

Novo Projeto

Esp. Eloisa Ponzio

Master em Coordenação Pedagógica pela Universidade de Modena e Reggio Emilia. Master em Direção e Gestão de Centro Educativo pela Universidade de Barcelona. Extensão- Formação para Gestores de Unidades Escolares/ FGV online. Pedagoga PUC/SP. Experiência profissional como professora, orientadora e coordenadora de escolas. Formadora de educadores no Instituto Vera Cruz, Centro de Estudos Prisma e na Diálogos Viagens Pedagógicas. Formadora de gestores e coordenadores das Creches e Educação Infantil do município de Jundiaí pela Fundação Vanzolini. Coordenadora na Escola Vera Cruz. Assessora e consultora de escolas privadas. Professora da pós-graduação do Instituto Singularidades/Abordagem Reggio Emilia. Professora da pós-graduação/ Casa Tombada, Coordenação pedagógica Cartografia das diversidades e Singularidades. Coautora do livro Reggio Emilia e Ponte – a gênese de novas construções sociais de aprendizagem/ Ed. Mahatma- Lisboa. Coordenadora Pedagógica do Projeto Palavra Cantada na Escola.

 

profa reggio

Renata Queiroz de Moraes Americano

Doutora e Mestra em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Mackenzie. Pós-graduada em Gestão e Currículo pelo Instituto Singularidades . Assessora pedagógica do Acaia Pantanal/MS. Pesquisadora do GPAP. Na Escola Viva SP foi coordenadora e Vice-diretora Pedagógica. Professora do curso de Pós-graduação Abordagem Educativa Reggio Emilia (2017/2019), de cursos de extensão para gestores e da graduação em Pedagogia do Instituto Singularidades.

 

 

Fotos do atendimento

Precisa de ajuda?

Fale com um de nossos assistentes em nossos canais.
FAQ

Informação adicional

Tempo de Curso

18h

Valor

R$ 650,00

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “A abordagem Reggio Emilia e as perguntas das crianças no planejamento pedagógico”

O seu endereço de e-mail não será publicado.