Gênero e sexualidade na escola
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Nossos estudos abordarão os principais conceitos mobilizados nas discussões relativas às questões de gênero e sexualidade no contexto escolar partindo das noções de normalidade e de anormalidade. Iniciativas na área educacional serão mencionadas para fomentar o debate a respeito da escola enquanto instituição reguladora e reprodutora de normas, de modo a possibilitar a identificação de estereótipos e preconceitos em sua estrutura, funcionamento e práticas. Buscamos destacar a importância do diálogo e do respeito às diferenças como requisitos para uma educação de qualidade.
As noções de binarismo e normalidade serão destacadas como aspectos fundamentais em muitos processos de categorização, o que por vezes confere aos sujeitos limitações e desejadas estabilidades. Depois, algumas das primeiras iniciativas de educação sexual no Brasil serão apresentadas, destacando o seu valor e, ao mesmo tempo, a perspectiva biologizante e preventiva adotada – diferente de perspectivas contemporâneas, que buscam ampliar a abordagem desses temas na escola, envolvendo aspectos comportamentais, identitários, entre outros. A relação entre heteronormatividade e infâncias será também evidenciada, dado que os modos como entendemos as possíveis infâncias são atravessados por noções normativas e isso, por consequência, baliza muitas das nossas práticas pedagógicas, dos nossos comportamentos como educadores/as, dos currículos etc. O objetivo é que as diferenças entre as pessoas sejam entendidas como um fator que eleva a qualidade da educação, e não o contrário, e que permite ao longo do tempo a diminuição de desigualdades.
Este curso integra a formação Educação para diversidade. Confira aqui.
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