Desconstruindo o discurso midiático na sala de aula

R$200,00

Será que nossos alunos estão fazendo uma leitura crítica das informações transmitidas pela mídia?
Jornais, revistas e blogs são algumas das principais fontes de informação a que estamos expostos. Mas como trabalhar com esses materiais em sala de aula? Como elaborar atividades de leitura que possam levar nossos alunos a uma leitura reflexiva e crítica? Essas são algumas das questões que discutiremos neste curso.

Para quem é esse curso?

Professores que atuam no Ensino Fundamental e Ensino Médio, com um foco especial em professores da área de Linguagens.

Assistir aula introdutória

20 horas de
duração

Certificado
Singularidades

60
dias de acesso

Estude em qualquer lugar

Professores reconhecidos

Materiais de estudo e leitura

Eixo 0 – INTRODUÇÃO
Informações sobre o uso da plataforma Moodle e outras orientações para utilização das ferramentas educacionais empregadas no curso. Encontramos, também, um vídeo de apresentação do professor e da estrutura do curso.

Eixo A – O QUE É DESCONSTRUIR UM TEXTO?
Apresentação do conceito de desconstrução como estratégia de leitura crítica.
Levando a reflexão sobre o conceito de ideologia articulado com o processo de interpretação de textos.

Eixo B – O QUE É LEITURA?
Apresentação de diferentes visões de leitura e reflexão de como tais visões influenciam os exercícios de interpretação de texto.

Eixo C – CATEGORIA DE ANÁLISE: MODALIZAÇÃO EM VERBOS
Apresentação do conceito de modalização, com enfoque nos verbos modais, como estratégia para interpretação de textos.

Eixo D – CATEGORIAS DE ANÁLISE: MODALIZAÇÃO ADVÉRBIOS, ADJETIVOS E SUBSTANTIVOS
Reflexão sobre o funcionamento de advérbios, adjetivos e substantivos como modalizadores e seus impactos na construção de sentidos.

Eixo E – CATEGORIAS DE ANÁLISE: VOZ PASSIVA E NOMINALIZAÇÃO
Reflexão sobre o papel da voz passiva e da nominalização em textos.

Eixo F – CATEGORIA DE ANÁLISE: A IMAGEM NÃO VERBAL NOS TEXTOS MIDIÁTICOS
Identificação e análise do papel das imagens no processo de leitura textual.

Ana Paula Faria
Doutora em Letras, no seguimento de Estudos Linguísticos e Literários em Língua Inglesa (2015 – FFLCH /USP). Graduada e Licenciada pela Faculdade de Letras (1997) e pela Faculdade de Educação (2000) da Universidade de São Paulo. Mestre em Estudos Linguísticos e Literários em Língua Inglesa (2005 – FFLCH/USP). Possui experiência no ensino de português e de inglês como línguas estrangeiras e na elaboração de material didático. Atualmente é professora do Instituto Federal de São Paulo e do Instituto Singularidades.

20 horas de duração.

R$ 200,00 em até 18 meses (com juros)

Precisa de ajuda?

Fale com um de nossos assistentes em nossos canais.
Enviar um e-mail
FAQ
Whatsapp

Informação adicional

Tempo de Curso

20h

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Desconstruindo o discurso midiático na sala de aula”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *