Desconstruindo o discurso midiático na sala de aula

R$200,00

Será que nossos alunos estão fazendo uma leitura crítica das informações transmitidas pela mídia?
Jornais, revistas e blogs são algumas das principais fontes de informação a que estamos expostos. Mas como trabalhar com esses materiais em sala de aula? Como elaborar atividades de leitura que possam levar nossos alunos a uma leitura reflexiva e crítica? Essas são algumas das questões que discutiremos neste curso.

Para quem é esse curso?

Professores que atuam no Ensino Fundamental e Ensino Médio, com um foco especial em professores da área de Linguagens.

20 horas de
duração

Certificado
Singularidades

60
dias de acesso

Curso Autoinstrucional

Professores reconhecidos

Materiais de estudo e leitura

Eixo 0 – INTRODUÇÃO
Informações sobre o uso da plataforma Moodle e outras orientações para utilização das ferramentas educacionais empregadas no curso. Encontramos, também, um vídeo de apresentação do professor e da estrutura do curso.

Eixo A – O QUE É DESCONSTRUIR UM TEXTO?
Apresentação do conceito de desconstrução como estratégia de leitura crítica.
Levando a reflexão sobre o conceito de ideologia articulado com o processo de interpretação de textos.

Eixo B – O QUE É LEITURA?
Apresentação de diferentes visões de leitura e reflexão de como tais visões influenciam os exercícios de interpretação de texto.

Eixo C – CATEGORIA DE ANÁLISE: MODALIZAÇÃO EM VERBOS
Apresentação do conceito de modalização, com enfoque nos verbos modais, como estratégia para interpretação de textos.

Eixo D – CATEGORIAS DE ANÁLISE: MODALIZAÇÃO ADVÉRBIOS, ADJETIVOS E SUBSTANTIVOS
Reflexão sobre o funcionamento de advérbios, adjetivos e substantivos como modalizadores e seus impactos na construção de sentidos.

Eixo E – CATEGORIAS DE ANÁLISE: VOZ PASSIVA E NOMINALIZAÇÃO
Reflexão sobre o papel da voz passiva e da nominalização em textos.

Eixo F – CATEGORIA DE ANÁLISE: A IMAGEM NÃO VERBAL NOS TEXTOS MIDIÁTICOS
Identificação e análise do papel das imagens no processo de leitura textual.

Ana Paula Faria
Doutora em Letras, no seguimento de Estudos Linguísticos e Literários em Língua Inglesa (2015 – FFLCH /USP). Graduada e Licenciada pela Faculdade de Letras (1997) e pela Faculdade de Educação (2000) da Universidade de São Paulo. Mestre em Estudos Linguísticos e Literários em Língua Inglesa (2005 – FFLCH/USP). Possui experiência no ensino de português e de inglês como línguas estrangeiras e na elaboração de material didático. Atualmente é professora do Instituto Federal de São Paulo e do Instituto Singularidades.

20 horas de duração.

R$ 200,00 em até 18 meses (com juros)

Precisa de ajuda?

Fale com um de nossos assistentes em nossos canais.

Informação adicional

Tempo de Curso

20h

Valor

até R$ 200.00

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Desconstruindo o discurso midiático na sala de aula”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *