Metodologias ativas de aprendizagem – princípios, práticas e tecnologias

Associated Courses

R$360,00

O estudo sobre a inserção de metodologias ativas na educação, sobretudo por meio do uso das tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem, não é recente na educação. Mas, afinal, o que são as metodologias ativas e como aplicá-las em nossa prática docente?  

Nesta formação, que foi atualizada e revista pelas autoras, vamos saber mais sobre esse processo de ensino-aprendizagem que considera a participação efetiva dos estudantes na construção de conhecimento e dialogar juntos sobre as abordagens pedagógicas, seus princípios e teorias que permeiam a aprendizagem ativa. Quais as estratégias, métodos e perspectivas a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) utiliza? Veremos como isso está ligado ao design thinking, coaching reverso, sala de aula invertida e instruções por pares.

Em até 6x de R$60,00 sem juros.

Para quem é este curso?

Profissionais da educação, com atuação na Educação Básica e interessados no tema.

30
horas

Certificado
Singularidades

90
dias de acesso

Conteúdo
interativo

Módulo 1: Abordagens educacionais, conceitos e princípios  
Aqui, nosso objetivo é discutir as metodologias ativas em contextos educacionais e capacitar os participantes para adotá-las. Para isso, compreenderemos o que são as metodologias ativas, bem como conheceremos algumas abordagens pedagógicas, teorias de aprendizagem e princípios que fundamentam a adoção dessas metodologias.

Módulo 2: Metodologias ativas na prática
Vamos explorar aqui estratégias que permitem a adoção de metodologias ativas em contextos de aprendizagem com e sem o suporte de tecnologias digitais.

Módulo 3: Tecnologias para apoiar o uso de metodologias ativas
Exploraremos tecnologias digitais de suporte para a aprendizagem ativa, de modo a ajudar você a refletir sobre as tecnologias digitais que irão auxiliá-lo no desenvolvimento de projetos centrados na aprendizagem ativa, em que os estudantes atuam como protagonistas.

Carolina Costa Cavalcanti é doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), mestra em Tecnologias Educacionais pelo Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (ITESM - México), graduada em Pedagogia e Jornalismo. É coordenadora da pós-graduação online “Gestão da Inovação na Escola”, do Instituto Singularidades. É pesquisadora do Núcleo de Novas Arquiteturas Pedagógicas da USP. Atua como consultora e é autora e coautora de seis livros, dentre eles Design Thinking na educação presencial, a distância e corporativa e Metodologias Inov-ativas na educação.

Ana Claudia Loureiro é pós-doutora em Educação pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB - Portugal), doutora em Educação e mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). É docente do departamento de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, desde 2019.

30 horas de duração.

6x de R$ 60,00 (sem juros)

Fotos do atendimento

Precisa de ajuda?

Fale com um de nossos assistentes em nossos canais.
FAQ

Informação adicional

Tempo de Curso

30h

Valor

até R$ 600,00

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Metodologias ativas de aprendizagem – princípios, práticas e tecnologias”

O seu endereço de e-mail não será publicado.