Para quem é este curso?
Professores que atuam na educação infantil, com crianças de 0 até 3 anos
10 horas de
duração
Certificado
Singularidades
90
dias de acesso
Curso Autoinstrucional
Professores reconhecidos
Materiais de estudo e leitura
Módulo 1 - A BNCC e o professor
Neste módulo iremos abordar uma breve retomada dos aspectos históricos que culminaram na construção da BNCC.
Módulo 2 - Aninhar e vincular: primeiras experiências na creche
Nesse módulo, o foco são os modos de acolher, vincular e educar. Como a escola constrói o ninho para que a família coloque a sua criança, com confiança e segurança?
Módulo 3 - Cuidar: cuidados corporais e aprendizagem de cada bebê
Neste módulo veremos que na rotina de uma escola é importante considerar os cuidados físicos com os bebês como uma experiência que além de trazer benefícios físicos, promove também benefícios mentais.
Módulo 4 - Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e os campos de experiência na prática educativa com os bebês
Neste módulo buscaremos entender de que maneira os princípios da BNCC para a Educação Infantil devem estar presentes e assegurados no trabalho com os bebês. Através de exemplos da prática educativa, você poderá visualizar a transposição didática dos campos de experiências e dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento no dia a dia da creche.
Módulo 5 - Como avaliar o trabalho com bebês na creche?
Agora que você já está bem familiarizado com o arranjo curricular proposto pela BNCC para a Educação Infantil, assim como com concretização desta organização (os direitos de aprendizagem e desenvolvimento bem como os campos de experiências) na jornada de trabalho com os bebês na creche, chegou o momento de falarmos sobre avaliação.

Cisele Ortiz
Formada em Psicologia e Licenciatura pela USP e especialização em Educação Infantil pela PUC-PR . Foi diretora, coordenadora pedagógica e professora de escola Educação Infantil por 15 anos . Compôs a equipe de supervisão da rede de Centros de Convivência Infantil do Estado de São Paulo. Foi coordenadora do programa Nossas Crianças da Fundação Abrinq. Atuou no Crecheplan / Avisa Lá como formadora de professores e equipes gestoras de escolas de Educação Infantil públicas e desde 1996 é coordenadora adjunta da Instituição. Faz parte da equipe de professores do Instituto Singularidades no curso Pós-Graduação Educação Infantil: investigações e fazeres para crianças de 0 a 3 anos, desde 2014. Possui artigos publicados na revista avisa lá. Escreveu em parceria com Maria Teresa Venceslau de Carvalho o livro Interações: ser professor de bebês - cuidar, educar e brincar, uma única ação, da editora Blucher , integrante e do PNBE professor em 2014. Ela também é presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebe (ABEBÊ).

Fernanda Arantes
Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP. Psicóloga. Psicanalista especialista em psicanálise com crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Coordenadora Pedagógica e Coordenadora do Núcleo Educação na Diferença da Escola Viva desde 2013. Foi professora de Educação Infantil durante nove anos e de apoio de inclusão na Educação Infantil durante três anos. Coordenadora, desde 2008, do grupo de estudos Ação Educativa na Diferença da Escola Viva, com o foco na temática da Educação Inclusiva. É professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde fevereiro de 2017 e também Doutoranda em Educação, Linguagem e Psicologia pela FEA-USP
10 horas de duração.
Curso gratuito
Elisete d c. –
Ótimo
Zeila Andréa de Souza Reis –
Muito bom!
Tatiane Gonçalves Claudio –
Sempre bom aprender coisas novas esse curso vai ser excelente para nós professores.
Ana Maria Góes Sá teles Lopes –
Produto de grande valia para minha prática pedagógica.