BNCC na Creche: Bebês em foco

(6 avaliações de clientes)

R$0,00

A intenção deste curso é propor aos participantes reflexões sobre as práticas pedagógicas com bebês e crianças muito pequenas que frequentam creches, pautadas pela proposta da BNCC relativas aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento a partir de proposições e objetivos organizados por diferentes campos de experiências. 

Como a BNCC propõe que o trabalho pedagógico parta da consideração sobre os modos de ser, estar, agir, pensar e consequentemente aprender e se desenvolver, das crianças, é preciso ajudar os professores a ter foco especifico nesta faixa etária, uma idade em que nem sempre é claro identificar as necessidades das crianças, suas experiências e singularidades. 

Partiremos da ideia de que as crianças se desenvolvem tendo como arcabouço sua herança genética, as condições do ambiente em que está inserida e das experiências que lhe são oferecidas. 

Para quem é esse curso?

Professores que atuam na educação infantil, com crianças de 0 até 3 anos

10 horas de
duração

Certificado
Singularidades

60
dias de acesso

Curso Autoinstrucional

Professores reconhecidos

Materiais de estudo e leitura

Módulo 1 - A BNCC e o professor
Neste módulo iremos abordar uma breve retomada dos aspectos históricos que culminaram na construção da BNCC.

Módulo 2: Aninhar e vincular: primeiras experiências na creche
Nesse módulo, o foco são os modos de acolher, vincular e educar. Como a escola constrói o ninho para que a família coloque a sua criança, com confiança e segurança?

Módulo 3: Cuidar: cuidados corporais e aprendizagem de cada bebê

Neste módulo veremos que na rotina de uma escola é importante considerar os cuidados físicos com os bebês como uma experiência que além de trazer benefícios físicos, promove também benefícios mentais.

Módulo 4: Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e os campos de experiência na prática educativa com os bebês
Neste módulo buscaremos entender de que maneira os princípios da BNCC para a Educação Infantil devem estar presentes e assegurados no trabalho com os bebês. Através de exemplos da prática educativa, você poderá visualizar a transposição didática dos campos de experiências e dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento no dia a dia da creche.

Módulo 5 - Como avaliar o trabalho com bebês na creche?
Agora que você já está bem familiarizado com o arranjo curricular proposto pela BNCC para a Educação Infantil, assim como com concretização desta organização (os direitos de aprendizagem e desenvolvimento bem como os campos de experiências) na jornada de trabalho com os bebês na creche, chegou o momento de falarmos sobre avaliação.

Cisele Ortiz
Formada em Psicologia e Licenciatura pela USP e especialização em Educação Infantil pela PUC-PR . Foi diretora, coordenadora pedagógica e professora de escola Educação Infantil por 15 anos . Compôs a equipe de supervisão da rede de Centros de Convivência Infantil do Estado de São Paulo. Foi coordenadora do programa Nossas Crianças da Fundação Abrinq. Atuou no Crecheplan / Avisa Lá como formadora de professores e equipes gestoras de escolas de Educação Infantil públicas e desde 1996 é coordenadora adjunta da Instituição. Faz parte da equipe de professores do Instituto Singularidades no curso Pós-Graduação Educação Infantil: investigações e fazeres para crianças de 0 a 3 anos, desde 2014. Possui artigos publicados na revista avisa lá. Escreveu em parceria com Maria Teresa Venceslau de Carvalho o livro Interações: ser professor de bebês - cuidar, educar e brincar, uma única ação, da editora Blucher , integrante e do PNBE professor em 2014. Ela também é presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebe (ABEBÊ).

Fernanda Arantes
Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP. Psicóloga. Psicanalista especialista em psicanálise com crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Coordenadora Pedagógica e Coordenadora do Núcleo Educação na Diferença da Escola Viva desde 2013. Foi professora de Educação Infantil durante nove anos e de apoio de inclusão na Educação Infantil durante três anos. Coordenadora, desde 2008, do grupo de estudos Ação Educativa na Diferença da Escola Viva, com o foco na temática da Educação Inclusiva. É professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde fevereiro de 2017 e também Doutoranda em Educação, Linguagem e Psicologia pela FEA-USP

10 horas de duração.

Curso gratuito

Precisa de ajuda?

Fale com um de nossos assistentes em nossos canais.

Informação adicional

Tempo de Curso

10h

Valor

até R$ 200.00

6 avaliações para BNCC na Creche: Bebês em foco

  1. Elisete d c.

    Ótimo

  2. Zeila Andréa de Souza Reis

    Muito bom!

  3. Tatiane Gonçalves Claudio

    Sempre bom aprender coisas novas esse curso vai ser excelente para nós professores.

  4. Ana Maria Góes Sá teles Lopes

    Produto de grande valia para minha prática pedagógica.

  5. Eliene Ferreira da Silva

    Excelente, potente e pertinente a temática do curso. Estão de PARABÉNS.

  6. Ana Paula Dos Santos

    Muito interessante

Adicionar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *