Para quem é este curso?
Profissionais que atuam na Educação Básica e demais interessados no tema.
10
horas
Certificado
Singularidades
90
dias de acesso
Conteúdo
interativo
Professores reconhecidos
Módulo 1 – A BNCC e o letramento científico
Analisar a organização de planos de aula ou currículos e verificar os argumentos que justificam o letramento científico desde os anos iniciais.
Módulo 2 – Competências e habilidades no desenvolvimento da unidade temática “Matéria e energia”
A unidade temática abordada é “Matéria e energia”. O objetivo é entender seus objetos de conhecimento, assim como as habilidades e competências específicas que a eles podem ser relacionadas e atribuídas.
Módulo 3 – Competências e habilidades no desenvolvimento da unidade temática “Vida e evolução”
A unidade temática abordada é “Vida e evolução”, com objetivo de compreender os objetos de conhecimento, assim como as habilidades e competências específicas que a eles podem ser relacionadas e atribuídas.
Módulo 4 – Competências e habilidades no desenvolvimento da unidade temática “Terra e Universo”
A partir da temática proposta – “Terra e Universo” –, o objetivo do conteúdo apresentado é fazer compreender os objetos de conhecimento, assim como as habilidades e competências específicas que a eles podem ser relacionadas e atribuídas.
Módulo 5 – Relações entre as unidades temáticas e orientações para organizar sequências didáticas
Por fim, será abordado como as três unidades temáticas estudadas podem dialogar entre si por meio de competências e habilidades, considerando temas que abrangem essas conexões e que podem ser trabalhados em sequências didáticas.
José Manoel Martins
Doutor e mestre em Ciências (Zoologia) pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências e pela Faculdade de Educação da USP. Foi professor de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental e de Biologia no Ensino Médio até 2015. Autor de livros didáticos e sistemas de ensino de Ciências no Ensino Fundamental, de Biologia no Ensino Médio e de outros materiais educativos. É membro da Associação Brasileira de Autores de Livros Educativos (ABRALE).
Marcos Engelstein
Mestre em Biologia pelo Instituto de Biociências da USP. Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências e pela Faculdade de Educação da USP. Professor de Ciências do Ensino Fundamental II e de Biologia do Ensino Médio. É autor de livros didáticos e sistemas de ensino de Ciências do Ensino Fundamental e de Biologia do Ensino Médio e membro da Associação Brasileira de Autores de Livros Educativos (ABRALE).
Maria Cecilia Guedes Condeixa (coordenação)
Bacharel e licenciada pelo Instituto de Biociências e pela Faculdade de Educação da USP. (1977). Estudou Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade Católica (PUC) e Filosofia na USP (inconclusos). Professora e assessora (para currículo e avaliação); formadora de professores no Ensino Básico, em redes públicas e privadas; professora de Didática de Ciências Naturais na Escola do Professor (SINPRO-SP) (1993-2005 e 2009-2012).
Elaboradora dos Parâmetros curriculares nacionais, anos iniciais e finais (PCN) do Exame Nacional de Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos (ENCCEJA) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem; primeira versão). Foi consultora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2006, com foco em Ciências. É autora de livros didáticos e de outros materiais educativos e membra da Associação Brasileira de Autores de Livros Educativos (ABRALE).
10 horas de duração.
6x de R$ 20,00 (sem juros)

Avaliações
Não há avaliações ainda.