Adaptação de avaliações para a inclusão de alunos da Educação especial

R$980,00

Desde a década de 1990, e mais amplamente após a Política Nacional da Educação na Perspectiva da Educação Inclusiva e da Lei Brasileira de Inclusão, de 2008 e 2015, respectivamente, a inclusão escolar de estudantes do Público-alvo da Educação Especial torna-se cada vez um imperativo moral e uma urgência educacional. O número de estudantes com deficiências, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação matriculados na escola comum cresceu bastante nos últimos. No entanto, as taxas de evasão e a distorção idade-série são também grandes.

Nesse sentido, é fundamental que a escola cuide dos fatores intraescolares para a promoção de práticas pedagógicas inclusivas, em prol da mitigação de evasão e distorção idade-série e da promoção de inclusão com ensino, aprendizagem e desenvolvimento.

Desse modo, este curso visa a fornecer referenciais de pesquisa qualificados para que docentes construam avaliações e demais práticas pedagógicas adequadas a estudantes Público-Alvo da Educação Especial, especialmente aqueles com Síndrome de Down, Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista.

As aulas serão centradas em práticas pedagógicas validadas e informadas por conhecimentos multidisciplinares, com vistas a responder à complexidade da prática docente em contextos reais de atuação profissional. Ao término da formação, os cursistas terão acessibilizado, adaptado e individualizado avaliações do seu próprio contexto de atuação.

Observação:

A realização do curso está sujeita a número mínimo de matriculados.
Caso não seja viabilizado o curso, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: [email protected]

    Em até 6x de R$163,33 sem juros.

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Para quem é este curso?

Docentes de ensino fundamental (anos iniciais e finais) e de ensino médio.

Certificado
Singularidades

30 horas
de duração

Carga horária: 30 horas (25h síncronas e 5h assíncronas)
Data de início: 14/08/2024
Previsão de término: 13/11/2024
Dia da semana: quinta-feira
Horário: das 19h30 às 22h
Modalidade: on-line e síncrona

A abordagem metodológica do curso será centrada na prática profissional (BORN, 2019). Em linhas gerais, a formação de docentes e educadores centrada na prática.

  • fundamenta-se nas teorias socioculturais de aprendizagem;
  • tem seu acúmulo de conhecimento orientado para a prática profissional e dela emerso;
  • transfere, com adaptação, os conceitos teóricos para o contexto da prática profissional, isto é, a unidade escolar, a sala de aula;
  • vale-se de representações e artefatos reais da prática como recursos para a aprendizagem e o desenvolvimento profissional.

Nesse sentido, tanto os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento profissional quanto as práticas de ensino e avaliação serão específicos para cada um dos dois públicos do curso: docentes e gestores (coordenadores e diretores).

Valor à vista: R$ 980,00 – em até 4x sem juros no cartão ou no boleto bancário

Aula 1
14 de agosto. Carga horária: 2h30

  • Educação especial na perspectiva da educação inclusiva e PEI

Aula 2
21 de agosto. Carga horária: 2h30

  • Modelo de memória de trabalho e teoria da carga cognitiva

Aula 3
04 de setembro. Carga horária: 2h30

  • Reflexão sobre as aprendizagens (atividades 1 e 2)

Aula 4
11 de setembro. Carga horária: 2h30

  • Perfil cognitivo-comportamental de DI, SD e TEA

Aula 5
18 de setembro. Carga horária: 2h30

  • Acessibilização, adaptação e individualização de atividades e avaliações

Aula 6
02 de outubro. Carga horária: 2h30

  • Reflexão sobre as aprendizagens (atividade 3)

Aula 7
09 de outubro. Carga horária: 2h30

  • Avaliação de performance e Atividades de piso baixo e teto alto

Aula 8
16 de outubro. Carga horária: 2h30

  • Pensamento em voz alta e avaliação para e de aprendizagem

Aula 9
23 de outubro. Carga horária: 2h30

  • Itens de avaliação com objetivo específico, inespecífico e amplo

Aula 10
13 de novembro. Carga horária: 2h30

  • Compartilhamento de avaliações acessibilizadas, adaptadas e individualizadas (atividade 4)

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Tempo de Curso

30h

Valor

980,00

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