Adaptação de avaliações para a inclusão de alunos da Educação especial

R$980,00

Desde a década de 1990, e mais amplamente após a Política Nacional da Educação na Perspectiva da Educação Inclusiva e da Lei Brasileira de Inclusão, de 2008 e 2015, respectivamente, a inclusão escolar de estudantes do Público-alvo da Educação Especial torna-se cada vez um imperativo moral e uma urgência educacional. O número de estudantes com deficiências, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação matriculados na escola comum cresceu bastante nos últimos. No entanto, as taxas de evasão e a distorção idade-série são também grandes.

Nesse sentido, é fundamental que a escola cuide dos fatores intraescolares para a promoção de práticas pedagógicas inclusivas, em prol da mitigação de evasão e distorção idade-série e da promoção de inclusão com ensino, aprendizagem e desenvolvimento.

Desse modo, este curso visa a fornecer referenciais de pesquisa qualificados para que docentes construam avaliações e demais práticas pedagógicas adequadas a estudantes Público-Alvo da Educação Especial, especialmente aqueles com Síndrome de Down, Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista.

As aulas serão centradas em práticas pedagógicas validadas e informadas por conhecimentos multidisciplinares, com vistas a responder à complexidade da prática docente em contextos reais de atuação profissional. Ao término da formação, os cursistas terão acessibilizado, adaptado e individualizado avaliações do seu próprio contexto de atuação.

Observação:

A realização do curso está sujeita a número mínimo de matriculados.
Caso não seja viabilizado o curso, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: [email protected]

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Para quem é este curso?

Docentes de ensino fundamental (anos iniciais e finais) e de ensino médio.

Certificado
Singularidades

30 horas
de duração

Carga horária: 30 horas (25h síncronas e 5h assíncronas)
Data de início: 14/08/2024
Previsão de término: 13/11/2024
Dia da semana: quinta-feira
Horário: das 19h30 às 22h
Modalidade: on-line e síncrona

A Artéria foi criada em 2013, a partir da vivência com a organização Internacional Partner for Youth Empowerment (PYE) e seu Modelo do Empoderamento Criativo. Essa metodologia é utilizada e contextualizada em processos formativos da Artéria como ferramenta de promoção de mudanças concretas no mundo, por meio do desenvolvimento do potencial das pessoas que participam destes processos. O modelo está baseado em um tripé composto pelos seguintes elementos:

 

Educação Experiencial

Os participantes das formações promovidas pela Artéria aprendem por meio de experiências e de atividades com características práticas e “mão na massa”, como exercícios de escrita livre e de improvisação teatral. A partir dessas vivências, são estimulados a refletir sobre o que foi feito, em um processo que estimula a metacognição (o pensar sobre como se pensa e aprende), e também a entenderem de que forma o que estão aprendendo e desenvolvendo pode ser incorporado em suas vidas e atuação profissional.

 

Práticas baseadas nas Artes

As técnicas, ferramentas e atividades utilizadas nas formações da Artéria estão sempre relacionadas às linguagens artísticas (dança, música, teatro, artes visuais, literatura), por serem formas nas quais as subjetividades e emoções podem se manifestar. A arte é compreendida como um portal para promover o encontro das pessoas com seu universo interior e acessar o universo das outras pessoas. Além disso, as linguagens artísticas incentivam a troca e conexão entre os participantes das formações, o despertar da sensibilidade e o desenvolvimento da criatividade.

 

Técnicas de Facilitação de Grupos

A facilitação é uma estratégia para grupos de pessoas construírem conhecimento coletivo, resolverem problemas complexos, tomarem decisões, entenderem e darem sentido a conceitos. Nestes processos, o facilitador tem o papel de apoiar o grupo a manter o foco nos objetivos, ao mesmo tempo que garante a participação de todos, proporcionando que cada um se coloque no coletivo com o seu potencial, em um ambiente que acolhe as diferenças e singularidades. Um facilitador criativo deve criar um ambiente de aprendizagem rico em segurança emocional, liderança compartilhada e um ambiente de desafios saudáveis. Um educador pode ser um facilitador em sala de aula e, para isso, a Artéria conta com técnicas de facilitação de grupos que são  compartilhadas nas formações e materiais, de modo que os participantes possam aplicá-las com os educandos.

Valor à vista: R$ 980,00 – em até 4x sem juros no cartão ou no boleto bancário

Aula 1
14 de agosto. Carga horária: 2h30

  • Educação especial na perspectiva da educação inclusiva e PEI

Aula 2
21 de agosto. Carga horária: 2h30

  • Modelo de memória de trabalho e teoria da carga cognitiva

Aula 3
04 de setembro. Carga horária: 2h30

  • Reflexão sobre as aprendizagens (atividades 1 e 2)

Aula 4
11 de setembro. Carga horária: 2h30

  • Perfil cognitivo-comportamental de DI, SD e TEA

Aula 5
18 de setembro. Carga horária: 2h30

  • Acessibilização, adaptação e individualização de atividades e avaliações

Aula 6
02 de outubro. Carga horária: 2h30

  • Reflexão sobre as aprendizagens (atividade 3)

Aula 7
09 de outubro. Carga horária: 2h30

  • Avaliação de performance e Atividades de piso baixo e teto alto

Aula 8
16 de outubro. Carga horária: 2h30

  • Pensamento em voz alta e avaliação para e de aprendizagem

Aula 9
23 de outubro. Carga horária: 2h30

  • Itens de avaliação com objetivo específico, inespecífico e amplo

Aula 10
13 de novembro. Carga horária: 2h30

  • Compartilhamento de avaliações acessibilizadas, adaptadas e individualizadas (atividade 4)

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Tempo de Curso

30h

Valor

980,00

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