Para quem é este curso?
Docentes de ensino fundamental (anos iniciais e finais) e de ensino médio.
Certificado
Singularidades
30 horas
de duração
Carga horária: 30 horas (25h síncronas e 5h assíncronas)
Data de início: 14/08/2024
Previsão de término: 13/11/2024
Dia da semana: quinta-feira
Horário: das 19h30 às 22h
Modalidade: on-line e síncrona
A Artéria foi criada em 2013, a partir da vivência com a organização Internacional Partner for Youth Empowerment (PYE) e seu Modelo do Empoderamento Criativo. Essa metodologia é utilizada e contextualizada em processos formativos da Artéria como ferramenta de promoção de mudanças concretas no mundo, por meio do desenvolvimento do potencial das pessoas que participam destes processos. O modelo está baseado em um tripé composto pelos seguintes elementos:
Educação Experiencial
Os participantes das formações promovidas pela Artéria aprendem por meio de experiências e de atividades com características práticas e “mão na massa”, como exercícios de escrita livre e de improvisação teatral. A partir dessas vivências, são estimulados a refletir sobre o que foi feito, em um processo que estimula a metacognição (o pensar sobre como se pensa e aprende), e também a entenderem de que forma o que estão aprendendo e desenvolvendo pode ser incorporado em suas vidas e atuação profissional.
Práticas baseadas nas Artes
As técnicas, ferramentas e atividades utilizadas nas formações da Artéria estão sempre relacionadas às linguagens artísticas (dança, música, teatro, artes visuais, literatura), por serem formas nas quais as subjetividades e emoções podem se manifestar. A arte é compreendida como um portal para promover o encontro das pessoas com seu universo interior e acessar o universo das outras pessoas. Além disso, as linguagens artísticas incentivam a troca e conexão entre os participantes das formações, o despertar da sensibilidade e o desenvolvimento da criatividade.
Técnicas de Facilitação de Grupos
A facilitação é uma estratégia para grupos de pessoas construírem conhecimento coletivo, resolverem problemas complexos, tomarem decisões, entenderem e darem sentido a conceitos. Nestes processos, o facilitador tem o papel de apoiar o grupo a manter o foco nos objetivos, ao mesmo tempo que garante a participação de todos, proporcionando que cada um se coloque no coletivo com o seu potencial, em um ambiente que acolhe as diferenças e singularidades. Um facilitador criativo deve criar um ambiente de aprendizagem rico em segurança emocional, liderança compartilhada e um ambiente de desafios saudáveis. Um educador pode ser um facilitador em sala de aula e, para isso, a Artéria conta com técnicas de facilitação de grupos que são compartilhadas nas formações e materiais, de modo que os participantes possam aplicá-las com os educandos.
Valor à vista: R$ 980,00 – em até 4x sem juros no cartão ou no boleto bancário
Aula 1
14 de agosto. Carga horária: 2h30
- Educação especial na perspectiva da educação inclusiva e PEI
Aula 2
21 de agosto. Carga horária: 2h30
- Modelo de memória de trabalho e teoria da carga cognitiva
Aula 3
04 de setembro. Carga horária: 2h30
- Reflexão sobre as aprendizagens (atividades 1 e 2)
Aula 4
11 de setembro. Carga horária: 2h30
- Perfil cognitivo-comportamental de DI, SD e TEA
Aula 5
18 de setembro. Carga horária: 2h30
- Acessibilização, adaptação e individualização de atividades e avaliações
Aula 6
02 de outubro. Carga horária: 2h30
- Reflexão sobre as aprendizagens (atividade 3)
Aula 7
09 de outubro. Carga horária: 2h30
- Avaliação de performance e Atividades de piso baixo e teto alto
Aula 8
16 de outubro. Carga horária: 2h30
- Pensamento em voz alta e avaliação para e de aprendizagem
Aula 9
23 de outubro. Carga horária: 2h30
- Itens de avaliação com objetivo específico, inespecífico e amplo
Aula 10
13 de novembro. Carga horária: 2h30
- Compartilhamento de avaliações acessibilizadas, adaptadas e individualizadas (atividade 4)
Docentes do curso
-
Arthus Bustamante
Bacharel em Letras pela FFLCH/USP e licenciado pela FE/USP, especialista em Inclusão escolar pelo Instituto Singularidades. Com mais de 10 anos de atuação na educação básica, atualmente é autor de materiais didáticos, formador de professores e coordenador pedagógico de pesquisa em educação no Instituto Singularidades.
![Fotos do atendimento](https://loja.isesp.edu.br/wp-content/uploads/2019/01/Fotos-do-atendimento.png)
Avaliações
Não há avaliações ainda.