Matemática: Equivalência

Associated Courses

R$156,00

As ideias fundamentais da Matemática não devem ser encaradas como um corpo de pensamento hermético, ou seja, isolado da realidade. Todas elas estão presentes na realidade cotidiana de tal forma que, mesmo que muitas vezes apenas intuitivamente, são compreendidas e amplamente utilizadas. Quando precisamos lidar com qualquer relação que envolva dinheiro, por exemplo, como uma compra, o recebimento de um salário ou o pagamento de um boleto, a ideia matemática de equivalência faz-se presente. Aliás, a própria ideia do surgimento do dinheiro está fundamentada no princípio da equivalência.  

Este curso tem a proposta de discutir a equivalência como uma das ideias fundamentais da Matemática enumeradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacando tanto a concepção dessa ideia no desenvolvimento do pensamento matemático como os tópicos que emergem no campo didático quando se introduz nos anos iniciais os símbolos operatórios e a noção de igualdade. A trilha de estudo proposta valoriza uma reflexão sobre as práticas no ensino de Matemática, abordando a aprendizagem baseada em projetos (ABP) como uma possibilidade pedagógica no desenvolvimento da ideia matemática de equivalência. 

Em até 6x de R$26,00 sem juros.

Para quem é este curso?

Profissionais da educação, com atuação na Educação Básica e interessados no tema.

10
horas

Certificado
Singularidades

90
dias de acesso

Conteúdo
interativo

Professores reconhecidos

Uma primeira conversa
Traremos aqui uma introdução com a descrição do arcabouço teórico e prático que será abordado no curso.

Buscando uma definição
Vamos abordar a definição de equivalência como uma das ideias fundamentais da matemática e apresentar relações entre os símbolos operatórios utilizados nos anos iniciais e o desenvolvimento epistemológico da ideia de equivalência.

Promovendo diálogos
Nesta etapa da formação, vamos abordar a definição de aprendizagem baseada em projetos (ABP) no contexto da Educação Matemática, além de relacioná-la com o desenvolvimento de atividades no ensino de Matemática.

Desenvolvendo práticas
Faremos a elaboração de propostas didáticas alinhadas com as atuais tendências de Educação Matemática, a fim de alcançar necessidades específicas dos estudantes dos anos iniciais sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico.

Identificando avanços
Vamos revisar o conteúdo estudado no curso e refletir sobre as aprendizagens que se efetivaram no curso.

Andre

Andre Andere:
É especialista em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo e licenciado em Matemática pela Universidade Polis das Artes. É também bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas, professor da rede privada no ensino básico nas cidades de Campinas e São José dos Campos/SP é autor de coleção didática Callis, pela Editora Poliedro, e do livro paradidático Educação financeira: entender e praticar, pela Editora do Brasil.

Elton Viana

Elton Viana:
É doutorando em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista. Matemático e especialista em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista. É professor na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo desde 2003, onde atua com formação de professores e no Atendimento Educacional Especializado (AEE). É professor no Instituto Singularidades desde 2014, atuando como professor no curso de licenciatura em matemática. Atualmente é membro do Grupo de Trabalho Diferença, Inclusão e Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), e autor de livros na área da Educação Matemática tanto no Brasil como no exterior, realizando um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico em contextos inclusivos na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em parceria com a Universidade de Barcelona (Espanha).

10 horas de duração.

6x de R$ 26,00 (sem juros)

Fotos do atendimento

Precisa de ajuda?

Fale com um de nossos assistentes em nossos canais.
FAQ

Informação adicional

Tempo de Curso

10h

Valor

até R$ 200.00