Gestão do Ensino Bilíngue

R$4.300,00

Os desafios de liderar eficazmente uma escola com proposta de ensino bilíngue requerem uma compreensão aprofundada dos fundamentos teóricos e práticos da educação bilíngue, bem como habilidades específicas de gestão aplicadas a esses contextos.

O curso de extensão em Gestão do Ensino Bilíngue oferece uma oportunidade essencial para professores, coordenadores e gestores em geral aprofundarem seu conhecimento e habilidades na gestão eficaz de escolas com propostas de ensino bilíngue. Explorando os fundamentos teóricos e práticos da educação bilíngue, os participantes adquirem competências para liderar uma escola bilíngue de forma inclusiva, colaborativa e alinhada com as melhores práticas. Ao abordar temas como cultura escolar, coordenação pedagógica, currículo, avaliação, formação continuada e envolvimento da comunidade, o curso visa capacitar gestores para a maximização dos benefícios de uma abordagem bilíngue, promovendo o sucesso educacional e o engajamento da comunidade escolar.

Ao final do curso, os participantes:

  • terão maior clareza sobre os princípios essenciais da educação bilíngue,
  • estarão mais prontos para liderar escolas com propostas de ensino bilíngue de forma eficaz,
  • desenvolverão estratégias e práticas de avaliação alinhadas com os objetivos bilíngues, facilitando a formação continuada dos docentes e fortalecendo as relações com a comunidade escolar e as famílias.

Observação:

A realização do curso está sujeita a número mínimo de matriculados.
Caso não seja viabilizado o curso, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: [email protected]

    Em até 6x de R$716,67 sem juros.

Inscreva-se

Para quem é este curso?

professores e gestores escolares que atuem ou queiram atuar na coordenação pedagógica de currículos bilíngues

Certificado
Singularidades

120 horas
de duração

Carga horária: 120 horas
Data de início: 08/08/2024
Previsão de término: 26/03/2025
Dia da semana: quinta-feira
Horário: das 19h às 22h30
Modalidade: on-line e síncrona

O curso de aperfeiçoamento em Gestão do Ensino Bilíngue adota uma abordagem teórico-metodológica abrangente e integrada, fundamentada em princípios sólidos da educação bilíngue e centrada na prática profissional. A metodologia do curso combina elementos de diversas teorias e abordagens pedagógicas, visando proporcionar aos participantes uma compreensão profunda e prática dos desafios e oportunidades envolvidos na gestão de escolas bilíngues.

A abordagem metodológica do curso será centrada na prática profissional (BORN, 2019). Em linhas gerais, a formação de docentes e educadores centrada na prática

  • fundamenta-se nas teorias socioculturais de aprendizagem;
  • tem seu acúmulo de conhecimento orientado para a prática profissional e dela emerso;
  • transfere, com adaptação, os conceitos teóricos para o contexto da prática profissional, isto é, a unidade escolar, a sala de aula;
  • vale-se de representações e artefatos reais da prática como recursos para a aprendizagem e o desenvolvimento profissional.

Valor à vista: R$4300,00 – em até 10x sem juros no cartão ou no boleto bancário

Fundamentos para uma educação bilíngue

  • Fundamentos do ensino bilíngue: conceitos, abordagens e modelos educacionais.
  • Histórico, políticas educacionais e legislação relacionada ao ensino bilíngue no Brasil.
  • O sujeito bilíngue.
  • Teorias da aquisição de língua adicional e sua aplicação na prática pedagógica.
  • Metodologias e abordagens no ensino bilíngue

Gestão escolar em contextos de ensino bilíngue

  • Cultura escolar para Educação Bilíngue.
  • A coordenação pedagógica no ensino bilíngue.
  • Relações com a comunidade escolar e engajamento das famílias no processo de ensino-aprendizagem bilíngue.
  • Desafios e gestão de conflitos típicos da Educação Bilíngue.

Currículo, avaliação e partilha de resultados

  • O currículo bilíngue
  • Adaptações curriculares e metodológicas com foco na diversidade, equidade e inclusão
  • Conceitos e objetivos da avaliação em contextos bilíngues.
  • Utilização de dados para o planejamento curricular e a definição de metas educacionais.
  • Comunicação e Compartilhamento do Trabalho Pedagógico com a Comunidade Escolar

Formação continuada no ensino bilíngue

  • Aprendizagem de adultos em contextos profissionais
  • Comunidades de Práticas e Aprendizagem Profissional
  • Organização metodológica para reuniões pedagógicas centradas na prática
  • Identificação das necessidades específicas dos professores bilíngues
  • Docência compartilhada
  • Formação de famílias

Pedro Brandão

Head pedagógico do Be – Currículo Bilíngue. Formado em Letras pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e pelo Marietta College (EUA). Especialista em Educação Bilíngue pelo Instituto Singularidades, com certificado CELTA pela Stafford House (UK). Educador há 18 anos com experiência em docência, coordenação, assessoria pedagógica e gestão escolar em centros de idiomas, escolas bilíngues e internacionais (IB). Educador e formador de educadores em escolas brasileiras de ensino básico, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Monique Spasiani

Assessora pedagógica do Be – Currículo Bilíngue. Licenciada em Letras – Português/Inglês, pedagoga e doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com pesquisa em Educação Bi/Plurilíngue para surdos e ouvintes. Especialista em Libras e Educação de Surdos pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e em Ensino de Inglês para Crianças pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem experiência como professora de inglês, educadora bilíngue e coordenadora pedagógica. Academicamente, interessa-se por questões relacionadas a ensino de inglês para crianças, análise e produção de materiais didáticos, formação de professores e perspectiva translíngue na educação, sendo autora de livros e artigos nessas áreas.

Milena Mignossi

Assessora pedagógica do Be – Currículo Bilíngue. Formada em Letras, com Licenciatura Plena em Português/Inglês. Mestre em Línguistica Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa, Especialista em Educação Especial e inclusiva e em Adaptação de Materiais e Currículos. Pós-graduada em Planejamento Educacional e Docência do Superior. Pós-graduanda em Neurociência e Educação, e em Educação Bilíngue e Bilinguismo. Certificada TESOL. Desde 2002, atua com docência, coordenação e formação de educadores em centros de idiomas, escolas regulares e colégios bilíngues, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Escritora de materiais didáticos para ESL e Educação Bilíngue e escritora de livros infantis bilíngues.

Rafaella Rapini

Coordenadora de Formação do Be – Currículo Bilíngue. Graduada em Letras/Licenciatura pela UFMG e especialista em Educação Bi/Multilíngue pelo Instituto Singularidades. Graduanda em Pedagogia. Educadora há 15 anos, com experiência em docência, coordenação e assessoria pedagógica em escolas de idiomas e escolas da educação básica. Formadora de educadores certificada. Possui certificações CAE, CPE, TKT Full e TKT Young Learners de Cambridge.

Renata Assunção

Coordenadora da Assessoria Pedagógica do Be – Currículo Bilíngue. Graduada em Pedagogia pela UFMG. Pós-graduada em Educação Bi/Multilíngue pelo Instituto Singularidades e em Educação pela Universidade de Winnipeg. Educadora há 14 anos, com experiência em docência, coordenação e assessoria pedagógica em escolas de idiomas, escolas regulares e escolas bilíngues. Certificada em Disciplina Positiva e pós-graduanda em Educação Parental.

Tatiana Caetano

Designer Educacional no Be – Currículo Bilíngue. Formada em Letras pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). Especialista em Educação Bilíngue e pós-graduanda em Neurocognição e Aprendizagem pelo Instituto Evangélico de Novo Hamburgo (IENH). Educadora há mais de 20 anos, com experiência em docência, coordenação e formação de educadores em centros de idiomas e escolas regulares, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Raquel de Oliveira

Ex-secretária de Educação de Caruaru (PE), 45 anos. Consultora de Educação para Sustentabilidade e Tecnologias pela Comunidade Econômica Europeia, foi membro do Governing Board of the UNESCO Institute for Lifelong Learning (UIL) e do Conselho de Inteligência Artificial da Microsoft. Consultora Sênior em Educação e Políticas Educacionais no Brasil ( FGV, Instituto Reúna, Governos estaduais e municipais). Atualmente é Diretora Executiva do Instituto Verdescola, e docente na PUC Paraná.

Renata Condi

Doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP; especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela PUC-SP e em Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno pela PUC-RS; graduada em Letras – Licenciatura em Inglês e Letras – Bacharelado em Tradução pela PUC-SP e graduada em Pedagogia pela UFSCar. Desde 1993, atua como professora, coordenadora e assessora em diferentes segmentos educacionais na área de línguas estrangeiras. É também autora de livros didáticos e pesquisadora.

Barbara Born

Doutora em educação pela Universidade de Stanford, na Califórnia.  Possui mestrado em Educação Internacional Comparada pela Universidade de Stanford e em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É bacharel e licenciada em história pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Foi professora de anos finais nas redes pública e privada de São Paulo, e desde 2014 atua como formadora de professores. Sua pesquisa foca em formação inicial e continuada de professores, práticas de ensino, currículo e avaliação.  Atualmente,  é Diretora de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Instituto Singularidades.

Fotos do atendimento

Precisa de ajuda?

Fale com um de nossos assistentes em nossos canais.
FAQ

Informação adicional

Tempo de Curso

120h

Valor

4.300,00

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Gestão do Ensino Bilíngue”

O seu endereço de e-mail não será publicado.