Para quem é este curso?
professores e gestores escolares que atuem ou queiram atuar na coordenação pedagógica de currículos bilíngues
Certificado
Singularidades
120 horas
de duração
Carga horária: 120 horas
Data de início: 08/08/2024
Previsão de término: 26/03/2025
Dia da semana: quinta-feira
Horário: das 19h às 22h30
Modalidade: on-line e síncrona
O curso de aperfeiçoamento em Gestão do Ensino Bilíngue adota uma abordagem teórico-metodológica abrangente e integrada, fundamentada em princípios sólidos da educação bilíngue e centrada na prática profissional. A metodologia do curso combina elementos de diversas teorias e abordagens pedagógicas, visando proporcionar aos participantes uma compreensão profunda e prática dos desafios e oportunidades envolvidos na gestão de escolas bilíngues.
A abordagem metodológica do curso será centrada na prática profissional (BORN, 2019). Em linhas gerais, a formação de docentes e educadores centrada na prática
- fundamenta-se nas teorias socioculturais de aprendizagem;
- tem seu acúmulo de conhecimento orientado para a prática profissional e dela emerso;
- transfere, com adaptação, os conceitos teóricos para o contexto da prática profissional, isto é, a unidade escolar, a sala de aula;
- vale-se de representações e artefatos reais da prática como recursos para a aprendizagem e o desenvolvimento profissional.
Valor à vista: R$4300,00 – em até 10x sem juros no cartão ou no boleto bancário
Fundamentos para uma educação bilíngue
- Fundamentos do ensino bilíngue: conceitos, abordagens e modelos educacionais.
- Histórico, políticas educacionais e legislação relacionada ao ensino bilíngue no Brasil.
- O sujeito bilíngue.
- Teorias da aquisição de língua adicional e sua aplicação na prática pedagógica.
- Metodologias e abordagens no ensino bilíngue
Gestão escolar em contextos de ensino bilíngue
- Cultura escolar para Educação Bilíngue.
- A coordenação pedagógica no ensino bilíngue.
- Relações com a comunidade escolar e engajamento das famílias no processo de ensino-aprendizagem bilíngue.
- Desafios e gestão de conflitos típicos da Educação Bilíngue.
Currículo, avaliação e partilha de resultados
- O currículo bilíngue
- Adaptações curriculares e metodológicas com foco na diversidade, equidade e inclusão
- Conceitos e objetivos da avaliação em contextos bilíngues.
- Utilização de dados para o planejamento curricular e a definição de metas educacionais.
- Comunicação e Compartilhamento do Trabalho Pedagógico com a Comunidade Escolar
Formação continuada no ensino bilíngue
- Aprendizagem de adultos em contextos profissionais
- Comunidades de Práticas e Aprendizagem Profissional
- Organização metodológica para reuniões pedagógicas centradas na prática
- Identificação das necessidades específicas dos professores bilíngues
- Docência compartilhada
- Formação de famílias
Pedro Brandão
Head pedagógico do Be – Currículo Bilíngue. Formado em Letras pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e pelo Marietta College (EUA). Especialista em Educação Bilíngue pelo Instituto Singularidades, com certificado CELTA pela Stafford House (UK). Educador há 18 anos com experiência em docência, coordenação, assessoria pedagógica e gestão escolar em centros de idiomas, escolas bilíngues e internacionais (IB). Educador e formador de educadores em escolas brasileiras de ensino básico, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Monique Spasiani
Assessora pedagógica do Be – Currículo Bilíngue. Licenciada em Letras – Português/Inglês, pedagoga e doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com pesquisa em Educação Bi/Plurilíngue para surdos e ouvintes. Especialista em Libras e Educação de Surdos pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e em Ensino de Inglês para Crianças pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem experiência como professora de inglês, educadora bilíngue e coordenadora pedagógica. Academicamente, interessa-se por questões relacionadas a ensino de inglês para crianças, análise e produção de materiais didáticos, formação de professores e perspectiva translíngue na educação, sendo autora de livros e artigos nessas áreas.
Milena Mignossi
Assessora pedagógica do Be – Currículo Bilíngue. Formada em Letras, com Licenciatura Plena em Português/Inglês. Mestre em Línguistica Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa, Especialista em Educação Especial e inclusiva e em Adaptação de Materiais e Currículos. Pós-graduada em Planejamento Educacional e Docência do Superior. Pós-graduanda em Neurociência e Educação, e em Educação Bilíngue e Bilinguismo. Certificada TESOL. Desde 2002, atua com docência, coordenação e formação de educadores em centros de idiomas, escolas regulares e colégios bilíngues, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Escritora de materiais didáticos para ESL e Educação Bilíngue e escritora de livros infantis bilíngues.
Rafaella Rapini
Coordenadora de Formação do Be – Currículo Bilíngue. Graduada em Letras/Licenciatura pela UFMG e especialista em Educação Bi/Multilíngue pelo Instituto Singularidades. Graduanda em Pedagogia. Educadora há 15 anos, com experiência em docência, coordenação e assessoria pedagógica em escolas de idiomas e escolas da educação básica. Formadora de educadores certificada. Possui certificações CAE, CPE, TKT Full e TKT Young Learners de Cambridge.
Renata Assunção
Coordenadora da Assessoria Pedagógica do Be – Currículo Bilíngue. Graduada em Pedagogia pela UFMG. Pós-graduada em Educação Bi/Multilíngue pelo Instituto Singularidades e em Educação pela Universidade de Winnipeg. Educadora há 14 anos, com experiência em docência, coordenação e assessoria pedagógica em escolas de idiomas, escolas regulares e escolas bilíngues. Certificada em Disciplina Positiva e pós-graduanda em Educação Parental.
Tatiana Caetano
Designer Educacional no Be – Currículo Bilíngue. Formada em Letras pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). Especialista em Educação Bilíngue e pós-graduanda em Neurocognição e Aprendizagem pelo Instituto Evangélico de Novo Hamburgo (IENH). Educadora há mais de 20 anos, com experiência em docência, coordenação e formação de educadores em centros de idiomas e escolas regulares, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Raquel de Oliveira
Ex-secretária de Educação de Caruaru (PE), 45 anos. Consultora de Educação para Sustentabilidade e Tecnologias pela Comunidade Econômica Europeia, foi membro do Governing Board of the UNESCO Institute for Lifelong Learning (UIL) e do Conselho de Inteligência Artificial da Microsoft. Consultora Sênior em Educação e Políticas Educacionais no Brasil ( FGV, Instituto Reúna, Governos estaduais e municipais). Atualmente é Diretora Executiva do Instituto Verdescola, e docente na PUC Paraná.
Renata Condi
Doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP; especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela PUC-SP e em Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno pela PUC-RS; graduada em Letras – Licenciatura em Inglês e Letras – Bacharelado em Tradução pela PUC-SP e graduada em Pedagogia pela UFSCar. Desde 1993, atua como professora, coordenadora e assessora em diferentes segmentos educacionais na área de línguas estrangeiras. É também autora de livros didáticos e pesquisadora.
Barbara Born
Doutora em educação pela Universidade de Stanford, na Califórnia. Possui mestrado em Educação Internacional Comparada pela Universidade de Stanford e em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É bacharel e licenciada em história pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Foi professora de anos finais nas redes pública e privada de São Paulo, e desde 2014 atua como formadora de professores. Sua pesquisa foca em formação inicial e continuada de professores, práticas de ensino, currículo e avaliação. Atualmente, é Diretora de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Instituto Singularidades.
Avaliações
Não há avaliações ainda.