Tecnologias digitais e o ensino de Língua Portuguesa no contexto da BNCC.

R$1.600,00

Até 4x de R$400,00 sem juros

O curso visa a amparar o professor do Ensino Fundamental II e Médio para o uso de tecnologias no ensino de Língua Portuguesa, considerando as práticas multiletradas das quais o estudante já participa. Além disso, trabalha com as demandas da sociedade da informação, seja no âmbito da leitura crítica dos textos circulam na internet, seja no âmbito das habilidades de leitura necessária aos textos essencialmente digitais, seja no âmbito da participação social via meios digitais. Assim, a partir dos estudos sobre os multiletramentos e os letramentos da letra (que a escola já faz), o curso discute as possibilidades de avanço de um tipo de letramento ao outro, sem romper com práticas com as quais o professor se sente seguro, mas ampliando seu repertório para outras práticas que envolvem novas habilidades de leitura e produção textual, demandadas pela sociedade da informação e envolvidas nas práticas letradas, nos objetos de conhecimento e nos gêneros textuais propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Língua Portuguesa.

Gostaria de concorrer à uma bolsa de estudos? Clique aqui!

Atenção!
O curso só terá abertura mediante disponibilidade de quórum.

Em estoque

Para quem é este curso?

Professores de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental II e Médio.

40 horas de
duração

Certificado
Singularidades

Incio em 01 de Setembro

Curso de Extensão
Remoto

Professores reconhecidos

Encontro
Virtual

Os encontros ocorrerão nos dias a baixo, das 19h às 22h

Encontros Setembro
01/09 - 08/09 - 15/09 - 22/09 - 29/09

Encontros Outubro
06/10 - 13/10 - 20/10 - 27/10

Encontros Novembro
03/11 - 10/11 - 17/11

Letramentos da letra, multiletramentos, leitura e produção textual no contexto dos multiletramentos e com recursos de tecnologias digitais, práticas multiletradas no ensino de Língua Portuguesa e habilidades de leitura e produção essenciais à participação social na era da informação e das tecnologias digitais.

Objetivo geral:
Desenvolver competências para a proposição de práticas multiletradas no ensino de Língua Portuguesa.

Objetivos específicos:
- Compreender que “ler”, na atualidade, é diferente de “ler”, no início do século vigente.
- Apropriar-se dos conceitos de letramentos da letra e de multiletramentos, e identificar suas relações com o ensino de Língua Portuguesa na contemporaneidade.
- Identificar as práticas multiletradas do dia a dia e do universo dos estudantes do Ensino Fundamental II e Médio, relacionando-as àquelas propostas pela BNCC – Língua Portuguesa.
- Reconhecer a coexistência e as relações entre “letramento da letra” e multiletramentos e as especificidades de cada um deles.
- Ampliar o repertório de práticas multiletradas, a partir da análise de projetos de professores do EF II e de EM.
- Propor práticas multiletradas para o contexto educacional e o ensino de LP.
- Elaborar projetos e/ou sequências didáticas para o ensino de Língua Portuguesa, que envolvam o letramento da letra e os multiletramentos.
- Conhecer e colaborar com os projetos apresentados pelos colegas de curso.

Jordana Thadei é Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL-PUC-SP / 2006). Pedagoga (UniABC 2001). Especialista em Ensino de Línguas Mediado por Computadores (UFMG/2015). Cursando especialização em Educação e Tecnologias – Design Instrucional (UFSCAR – 2020). É professora no Instituto Singularidade desde 2014 e mediadora no curso "Caminhos da Escrita - Escrevendo o Futuro" da Olimpíada da Língua Portuguesa no CENPEC desde 2017. É autora, leitora crítica, assessora pedagógica em materiais didáticos de Língua Portuguesa para diversas editoras. Também atua na formação de professores para o ensino de Língua Portuguesa e alfabetização em EJA, elaboração de itens para avaliações do alfabetismo, elaboração de materiais didáticos de EJA e Educação do Campo – Ação Educativa. Trabalhou com monitoria no curso Escola com Celular na Fundação Vanzolini e no curso a distância "Especialização em Língua Portuguesa" na FUNCAMP/UNICAMP.

40h sendo
- 36h em classe
- 4h de elaboração de projeto

R$ 1.600 em até 4 meses (sem juros).

Confira os descontos:
Alunos e ex-alunos Singularidades: 10% de desconto;
SINPRO e Funcionário Público: 10% de desconto;
Compras em grupo 5 ou mais: 10% de desconto;
Envie um e-mail para [email protected] e solicite o seu código.

Os alunos terão acesso a plataforma moodle com conteúdos e materiais de apoio.
Os encontros síncronos ocorrerão na plataforma zoom

Precisa de ajuda?

Fale com um de nossos assistentes em nossos canais.
FAQ

Informação adicional

Tempo de Curso

40h

Valor

Até R$1.600,00

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Tecnologias digitais e o ensino de Língua Portuguesa no contexto da BNCC.”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *