Para quem é este curso?
Educadores, psicólogos e interessados em noções básicas da psicanálise.
Certificado
Singularidades
39 horas
de duração
Datas: 05, 12, 19 e 26 de setembro, 03, 10, 17, 24 e 31 de outubro, 07, 14, 21 e 28 de novembro de 2022.
Horário: 19h às 22h
Carga horária: 39h
R$ 1560,00 à vista
É possível parcelar em até 4x de R$ 390,00.
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Aula 1 – 5 de setembro
Apresentação do curso – as condições necessárias (mas não suficientes) para o início de um pensamento instrumentalizado pela psicanálise.
Freud e a invenção da Psicanálise – qual foi a invenção de Freud?
Aula 2 – 12 de setembro
Desenvolvimento x Constituição da subjetividade
Aula 3 – 19 de setembro
Constituição da subjetividade – a descoberta do sujeito do inconsciente.
Aula 4 – 26 de setembro
Complexo de Édipo e Castração Simbolizada
Aula 5 – 03 de outubro
Complexo de Édipo e Castração Simbolizada – contribuições de Lacan para a psicanálise.
Aula 6 – 10 de outubro
Real, Simbólico e Imaginário – no ensino de Lacan, na escola e na vida
Aula 7 – 17 de outubro
Real, Simbólico e Imaginário – no ensino de Lacan, na escola e na vida
Aula 8 – 24 de outubro
Real, Simbólico e Imaginário – no ensino de Lacan, na escola e na vida
Aula 9 – 31 de outubro
O sujeito suposto saber – na educação
Aula 10 – 07 de novembro
Saber x Conhecimento
Aula 11 – 14 de novembro
Ensinar e transmitir – a transferência na cena educativa
Aula 12 – 21 de novembro
O sujeito, o saber e as práticas educativas
Aula 13 – 28 de novembro
Encerramento do curso
- A invenção da Psicanálise;
- Constituição da subjetividade x Desenvolvimento
- A castração simbolizada ou não simbolizada – A lógica fálica e A lógica do todo. (o tão famoso complexo de édipo – o que é isso e como pode ajudar um educador?)
- O Real, o Simbólico e o Imaginário.
- A transferência e seus efeitos de saber;
- Autoconhecimento do educador – o mestre barrado, o sujeito castrado – as decorrências disso (a relação professor-aluno e como o professor toma aquilo que vem do aluno, até o limite de quando os alunos fazem brincadeiras agressivas, por exemplo)
- O educador psicanaliticamente instrumentalizado.
Docentes do curso
-
Fernanda S.C.N.Pinto
Psicanalista, psicóloga, mestre e doutora pela Universidade de São Paulo na área de Psicologia Escolar, da Personalidade e do Desenvolvimento Humano. Em 2019 concluiu um pós-doutoramento intitulado “Bullying e preconceito: obras do imaginário?” que incluiu a participação na equipe de pesquisa das ciências sociais na Universidade do Minho em Portugal, onde atualmente é colaboradora. Realizou diversos trabalhos voltados à educação inclusiva no Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância da Faculdade de Educação da USP. Coordenou por 6 anos a pós-graduação em práticas inclusivas e gestão das diferenças no Instituto Singularidades. Atende em consultório, coordena grupos de estudos e de supervisão em psicanálise e psicanálise e educação.

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