Para quem é este curso?
Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I / II; estudantes, coordenadores e educadores das áreas de Pedagogia e de Linguagens; formadores de professores; demais interessados.
Certificado
Singularidades
36 horas
de duração
Datas: 18 e 25 de agosto, 01, 08, 15, 22 e 29 de setembro, 06, 20 e 27 de outubro, 03 e 10 de novembro de 2022.
Horário: 19h às 22h
Carga horária: 36h
R$ 1440,00 à vista
É possível parcelar em até 4x de R$ 360,00.
Confira nossa Política de Concessão de Descontos para curso online, também válida para este curso.
Aula 1 – 18 de agosto
Materialidade dos textos
Fundamentação
Aula 2 – 25 de agosto
Redação versus produção
Perspectiva enunciativo-discursiva da linguagem
Função social dos textos produzidos
Aula 3 – 01 de setembro
Relações intextextuais
Dialogismo
Aula 4 – 08 de setembro
Tipologias e gêneros textuais
Aula 5 – 15 de setembro
Etapas de produção
Planejamento dos professores
Aula 6 – 22 de setembro
Planejamento de textos literários pelos estudantes
Aula 7 – 29 de setembro
Planejamento de textos não-literários pelos estudantes
Aula 8 – 06 de outubro
Estratégias de revisão textual
Aula 9 – 20 de outubro
Estratégias de revisão textual
Produção de rubricas
Aula 10 – 27 de outubro
Estratégias de revisão textual
(aspectos notacionais e discursivos)
Aula 11 – 03 de novembro
Edição de textos
Aula 12 – 10 de novembro
Documentação pedagógica
- Habilidades de redação e de produção textual
- Função social dos textos escritos
- Competência leitora e competência escritora
- Interlocução, interação, dialogismo
- Textualidade, intertextualidade e materialidade textual
- Textos literários, textos não literários, tipologia textual, gêneros do discurso.
- Aspectos notacionais e aspectos discursivos
- Revisão textual
- Edição e lançamento de textos
Docentes do curso
-
Vivian Maria Marcondes
Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP); Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP); pós-graduada em Fundamentos do Ensino da Matemática (Mathema); pós-graduada em Psicopedagogia (Universidade Metodista); graduada em Pedagogia. Atuante há 26 anos como professora, em escolas da rede particular e pública de São Paulo. Formadora de professores em cursos de pós-graduação e de extensão universitária.

Avaliações
Não há avaliações ainda.