A produção escrita no contexto escolar: planejamento, textualização, revisão e edição

R$1.440,00

É possível parcelar em até 4x de R$ 360,00.

O discurso escrito se faz presente em nossas vidas nas mais diferentes situações comunicativas das quais participamos ao longo do dia. Lemos com diferentes objetivos, para diferentes finalidades. São, justamente, esses propósitos que determinam a produção de discursos, e, entre eles, de textos escritos. Seus produtores nos mostram infinitas histórias — reais ou inventadas — atando ideias, afirmando seus posicionamentos e seus estilos. 

E na contexto escolar, qual a finalidade da produção de textos escritos, da produção de discursos? O que se ensina é redação ou produção? 

O objetivo geral do curso é propor reflexões sobre o desenvolvimento das habilidades de escrita no contexto escolar, contribuindo para ressignificar a prática de produção de texto e reconceitualizar o objeto de ensino. 

Exploraremos as proposições de atividades; as habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes; os paradigmas que embasam as práticas de produção; a função social dos textos produzidos; as etapas da produção — do planejamento à edição.

Objetivos

  • Diferenciar a habilidade de redigir textos e a habilidade de produzir textos escritos.
  • Reconhecer as concepções que embasam as habilidades de redigir e de produzir textos escritos.
  • Ressignificar a atividade de produção do texto escrito no contexto escolar.
  • Reconceitualizar o objeto de estudos (produção textual).
  • Explorar as etapas envolvidas em situações de ensino-aprendizagem da produção textual.
  • Analisar, refletir sobre e criar situações / sequências didáticas que possibilitem o desenvolvimento da habilidade de escrita pelos alunos.
  • Examinar e elaborar percursos de autoria de discursos escritos.
Inscreva-se

Categoria: Tags: ,

Para quem é este curso?

Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I / II; estudantes, coordenadores e educadores das áreas de Pedagogia e de Linguagens; formadores de professores; demais interessados.

Certificado
Singularidades

36 horas
de duração

Datas: 18 e 25 de agosto, 01, 08, 15, 22 e 29 de setembro, 06, 20 e 27 de outubro, 03 e 10 de novembro de 2022.
Horário: 19h às 22h
Carga horária: 36h

R$ 1440,00 à vista
É possível parcelar em até 4x de R$ 360,00.

Confira nossa Política de Concessão de Descontos para curso online, também válida para este curso.

Aula 1 – 18 de agosto
Materialidade dos textos
Fundamentação
Aula 2 – 25 de agosto
Redação versus produção
Perspectiva enunciativo-discursiva da linguagem
Função social dos textos produzidos
Aula 3 – 01 de setembro
Relações intextextuais
Dialogismo
Aula 4 – 08 de setembro
Tipologias e gêneros textuais
Aula 5 – 15 de setembro
Etapas de produção
Planejamento dos professores
Aula 6 – 22 de setembro
Planejamento de textos literários pelos estudantes
Aula 7 – 29 de setembro
Planejamento de textos não-literários pelos estudantes
Aula 8 – 06 de outubro
Estratégias de revisão textual
Aula 9 – 20 de outubro
Estratégias de revisão textual
Produção de rubricas
Aula 10 – 27 de outubro
Estratégias de revisão textual
(aspectos notacionais e discursivos)
Aula 11 – 03 de novembro
Edição de textos
Aula 12 – 10 de novembro
Documentação pedagógica

  • Habilidades de redação e de produção textual
  • Função social dos textos escritos
  • Competência leitora e competência escritora
  • Interlocução, interação, dialogismo
  • Textualidade, intertextualidade e materialidade textual
  • Textos literários, textos não literários, tipologia textual, gêneros do discurso.
  • Aspectos notacionais e aspectos discursivos
  • Revisão textual
  • Edição e lançamento de textos

Docentes do curso

Fotos do atendimento

Precisa de ajuda?

Fale com um de nossos assistentes em nossos canais.
FAQ

Informação adicional

Tempo de Curso

36h

Valor

Até R$1.600,00

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “A produção escrita no contexto escolar: planejamento, textualização, revisão e edição”

O seu endereço de e-mail não será publicado.