O planejamento para a compreensão e a aprendizagem significativa – Uma perspectiva inspirada nas pesquisas do Project Zero (Harvard Graduate School of Education)

R$1.200,00

É possível parcelar em até 4x de R$ 300,00.

Como proporcionar um ensino que promova a compreensão? De que forma desenvolver uma aprendizagem significativa? Essas são questões centrais ao refletirmos sobre a educação, sobre o ensino e a aprendizagem e o estudo sobre como estruturar um planejamento que seja ao mesmo tempo amplo e profundo, problematizador, que promova ativamente o pensamento e considere o estudante como sujeito ativo do seu processo. As pesquisas desenvolvidas pelo Project Zero no projeto “Ensino para Compreensão”, contribuem para essa construção ao discutir sobre como se desenvolve a compreensão e sobre como se planeja para a compreensão.

Dessa forma, a proposta desse curso é de entender de forma mais ampla sobre como a aprendizagem se dá, como desenvolver a compreensão e como planejar para que ela aconteça.

Objetivos

  • Aproximar os educadores da pesquisa “Ensino para compreensão”;
  • Discutir sobre o que é aprendizagem profunda e como desenvolvê-la;
  • Promover reflexões sobre o que é o planejamento para compreensão;
  • Analisar alguns planejamentos propostos nesta pesquisa;
  • Identificar pontos de conexão e de distanciamento ao analisarmos planejamentos “comuns” e planejamentos “para compreensão”;
  • Analisar planejamentos diversos e pensar em modificações que aproximem do planejamento para compreensão;
  • Documentar nossas aprendizagens nesse percurso.
Inscreva-se

Categoria: Tags: ,

Para quem é este curso?

Professores e coordenadores.

Certificado
Singularidades

30 horas
de duração

Datas: 18 e 25 de agosto; 01, 08, 15, 22 e 29 de setembro; 06, 13 e 20 de outubro.
Horário: 18h30 às 21h30
Carga horária: 30h

Encontro 1 – 18 de agosto
Apresentação do grupo, da proposta e do propósito (aproximação das pesquisas do Project Zero com foco no pensamento e na aprendizagem).
Encontro 2 – 25 de agosto
O que é aprendizagem? Como ela se dá? Distinção entre conhecimento e compreensão.
Encontro 3 – 01 de setembro
Qual o entendimento do grupo sobre planejamento? Como planejar para compreensão? (Primeiras aproximações).
Encontro 4 – 08 de setembro
O planejamento para compreensão – A busca pela essência.
Encontro 5 – 15 de setembro
O planejamento para compreensão – estrutura.
Encontro 6 – 22 de setembro
Análise de planejamentos propostos nessa pesquisa.
Encontro 7 – 29 de setembro
Análise de planejamentos diversos – Observar, descrever, comparar e conectar com o planejamento para compreensão.
Encontro 8 – 06 de outubro
Discutir e produzir em pequenos grupos um planejamento para compreensão.
Encontro 9 – 13 de outubro
Discutir e construir pequeno mapa em subgrupo com as características de um planejamento para compreensão.
Aula 10 – 20/10
Documentar o processo a partir dos registros produzidos, com foco nas aprendizagens do grupo e avaliar o percurso realizado

R$ 1.200,00
É possível parcelar em até 4x de R$ 300,00.

Confira nossa Política de Concessão de Descontos para curso online, também válida para este curso.

  • Pensamento
  • Aprendizagem/aprendizagem significativa 
  • Planejamento para compreensão

Docentes do curso

Fotos do atendimento

Precisa de ajuda?

Fale com um de nossos assistentes em nossos canais.
FAQ

Informação adicional

Tempo de Curso

30h

Valor

Até R$1.600,00

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “O planejamento para a compreensão e a aprendizagem significativa – Uma perspectiva inspirada nas pesquisas do Project Zero (Harvard Graduate School of Education)”

O seu endereço de e-mail não será publicado.