Pesquisa e Prática em Educação Bilíngue (Parceria Unisinos)

R$4.200,00

A educação bilíngue tem, a cada ano, atraído mais a atenção de pais em todo o Brasil. Por isso mesmo, a busca por escolas bilíngues tem aumentado nos últimos anos, o que nos leva a dois questionamentos centrais: como, de fato, trabalhar o planejamento pedagógico de modo que ambas as línguas sejam igualmente valorizadas? E de que modo avaliar a efetividade do ensino bilíngue no nosso país?
Neste curso, que é uma parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), vamos desenvolver intervenções pedagógicas relacionadas ao ensino por meio de duas línguas de instrução. As práticas focalizadas se direcionam às seguintes áreas: abordagens pedagógicas que integram língua e conteúdo; e avaliação em contextos bilíngues e cultura digital.
Para isso, vamos organizar o conteúdo a partir da perspectiva de investigação científica e de desenvolvimento de propostas de intervenção como forma de aliar teoria e prática, de modo a possibilitar que os participantes se debrucem, ao longo do curso, sobre contextos educacionais em que atuam ou não, e proponham formas de contribuir com a melhoria dos processos educativos e pedagógicos em tais espaços.
As aulas do curso acontecerão de modo online e síncrono.

Para quem é este curso?

Educadores que atuam em escolas bilíngues há pelo menos 3 anos ou que possuem base teórico-metodológica consistente sobre o tema.

120 horas de
duração

Certificado
Singularidades

Professores reconhecidos

Múltiplas
Linguagens

– Conhecer contextos educacionais brasileiros e internacionais que utilizam duas ou mais línguas de instrução.

– Desenvolver projetos de estudo como forma de aliar teoria e prática.

– Investigar e desenvolver práticas pedagógicas relacionadas ao ensino por meio de duas ou mais línguas.

– Contribuir com a melhoria dos processos educativos e pedagógicos em escolas bilíngues.

Módulo: Cenários da Educação Bilíngue (24h)
Datas:
7, 14, 21 e 28 de março; 4, 11, 18 e 25 de abril de 2022

Neste módulo do curso, discutiremos os conceitos de bilinguismo, educação bilíngue e escola bilíngue, e as diferentes modalidades em que se manifestam. A leitura de teorias e pesquisas na área embasará as discussões e a reflexão dos estudantes sobre sua prática, levando-os à construção de conhecimentos que sustentem seu trabalho pedagógico. Além disso, nos debruçaremos sobre diferentes cenários e contextos de educação bilíngue brasileiros e internacionais.

Workshop 1: Ideação da temática de pesquisa (6h)

Datas: 2 e 9 de maio de 2022

Este workshop foi elaborado a partir da metodologia da Inovação Orientada pelo Design, dedicado a conduzir os participantes em dinâmicas de sensibilização e exploração criativa de possíveis temáticas de pesquisa. A proposta articula a busca por recortes de pesquisa às capacidades inventivas do pesquisador, ampliando as possibilidades para a proposição de perspectivas inovadoras nas pesquisas individuais.

Módulo: Pesquisa Aplicada na Escola: como fazer? (24h)

Datas: 16, 23 e 30 de maio; 6, 13, 20 e 27 de junho; 4 de julho de 2022

Este é um módulo de caráter teórico-prático acerca da pesquisa aplicada. Pretende-se abordar o papel dela na formação do educador e como a pesquisa aplicada pode contribuir para a melhoria dos processos educacionais. Focalizaremos a investigação e a proposição de intervenções em diferentes aspectos da prática docente, vivenciando processos da utilização aplicada dos conhecimentos teóricos dos quais se apropria no curso e o exercício de inovação, com a valorização da experiência profissional. Formularemos também propostas para o desenvolvimento de pesquisas colaborativas junto a escolas e que contribuam para o desenvolvimento profissional do educador.

Grupos de pesquisa (39h, sendo 30h síncronas e 9h assíncronas)

Datas: 1, 8, 15, 22 e 29 de agosto; 5, 12, 19 e 26 de setembro; 3 de outubro de 2022

Grupo 1: Didáticas em abordagens pedagógicas

Este módulo objetiva discutir teoria e exemplos de prática relativos ao ensino de linguagem em áreas de conteúdo. A partir de um recorte metodológico de ensino-aprendizagem por meio da indagação e do design de projetos, o módulo discutirá as conexões entre os objetivos curriculares conceituais e as experiências vividas pelos alunos, para que sejam, então, problematizados e coletivamente reconstruídos. Durante o curso, propostas de intervenção bi/multilíngues serão planejadas colaborativamente e, na perspectiva dos multiletramentos e dos gêneros discursivos, servirão de base para a identificação e análise das possibilidades de instrução de língua(gem) acadêmica nas diferentes áreas do conhecimento.

Grupo 2: Didáticas em avaliação de aprendizagens

Neste módulo, vamos abordar o lugar da avaliação em nossa prática pedagógica e na aprendizagem dos estudantes, com destaque para aspectos do planejamento da avaliação e do seu alinhamento com o currículo e com os objetivos de aprendizagem.

Grupo 3: Didáticas em cultura digital

Este módulo tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e suas implicações no processo de expansão, manutenção e transformação na cultura, bem como sua capacidade de reconfigurar as relações que circundam o processo de ensino-aprendizagem em suas múltiplas faces.

Módulo: Socialização de Práticas (18h)

Datas: 10, 17 e 24 de outubro (19h-22h) (discussão de práticas); 4 de novembro (19h-22h); 5 de novembro (9h-16h) (socialização).

R$ 4200,00 (12 x R$ 350,00)

Datas: 7, 14, 21 e 28 de março de 2022; 4, 11, 18 e 25 de abril de 2022; 2 e 9 de maio de 2022; 16, 23 e 30 de maio de 2022; 6, 13, 20 e 27 de junho de 2022; 4 de julho de 2022; 1, 8, 15, 22 e 29 de agosto de 2022; 5, 12, 19 e 26 de setembro de 2022; 3, 10, 17 e 24 de outubro de 2022; 04 de novembro – 03h (19h-22h); 05 de novembro – 06h (9h – 16h) (socialização).
Horários: segunda-feira, das 19h às 22h

Docentes do curso

Fotos do atendimento

Precisa de ajuda?

Fale com um de nossos assistentes em nossos canais.
FAQ

Informação adicional

Tempo de Curso

120h

Valor

até R$ 350,00

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Pesquisa e Prática em Educação Bilíngue (Parceria Unisinos)”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *