Personalização no Ensino

R$430,00

Este curso tem como objetivo promover a reflexão e experimentação de ações ligadas à aprendizagem personalizada baseada em competências, viabilizadas pela adoção das tecnologias digitais de informação e comunicação. Aborda as características básicas desse novo paradigma curricular, promove a reflexão sobre como estruturar um processo com tais características em uma instituição considerando os recursos digitais adotados por ela, e esclarece sobre como promover o desenvolvimento de competências por meio dessa proposta de aprendizagem.

Em estoque

Para quem é esse curso?

Educadores interessados na temática

15 horas de
duração

Certificado
Singularidades

10 e 24
de julho

Curso de Inverno
Remoto

Professores reconhecidos

Materiais de estudo e leitura

Nos 2 encontros síncronos ( 10 e 24 de julho) e 9 horas assíncronas , discutiremos:

Características Estruturantes.
Novos Papéis: Professor e Estudantes.
Estrutura do Processo.
Quatro questões críticas da aprendizagem personalizada.
Colaboração na aprendizagem personalizada.
Tipos, estratégias, evidências e instrumentos de avaliação.
Recursos Digitais: Data Mining, Big Data e Inteligência Artificial.
Plataformas Adaptativas para a Educação Híbrida.
Competências e suas dimensões.
Processo de aprendizagem por competências.
Relevância dos recursos digitais.
Exemplos de estruturas de aprendizagem baseada em competências personalizadas.

- Conhecer as características e estruturas do processo de personalização do ensino, por meio do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação.
- Compreender a relação da estruturação dos processos de personalização do ensino mediado por tecnologias digitais e as estratégias e instrumentos avaliativos ao longo de todo processo apresentado aos estudantes.
- Criar / estruturar processos de personalização de ensino com base em competências, em alinhamento com as premissas da BNCC-Educação Básica.

Luci Ferraz de Mello é especialista em educação digital, avaliação formativa e currículo. Doutora e mestre em Comunicação, com ênfase nas interfaces Educação-Comunicação (ECA/USP) a partir de pesquisas sobre Avaliação Formativa na aprendizagem mediada por tecnologias e diálogos do professor online em EaD. Pós-graduanda em Web Currículo (PUC-SP), com pesquisa na implementação da aprendizagem por Projetos STEAM na educação pública. Como assessora do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem, participou da elaboração e escrita dos textos básicos do Currículo da Cidade de São Paulo, para Tecnologias para Aprendizagem, para o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, incluindo Orientações Didáticas. Auxiliou também na estruturação de planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação de processos de aprendizagem mediados por tecnologias digitais junto ao referido Núcleo, com propostas de aprendizagem por projetos (robótica, cultura maker) e por jogos e gamificação, dentre outros. Atuou como consultora para a Fundação Lemann para elaboração de proposta pedagógica gamificada a distância para a Secretaria Estadual de Educação. Palestrante sobre educação híbrida para algumas Secretarias Estaduais de Educação, foi consultora pedagógica para competências digitais, educação híbrida e metodologias ativas no SENAC-SP, foi consultora pedagógica para processos de EaD com ênfase em metodologias ativas (atividades síncronas e assíncronas), atuou como consultora do CIEB (avaliações técnicas da BNCC-Ensino Médio, sobre o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação em processos de aprendizagem; estruturação de ferramenta de avaliação diagnóstico formativa de processos de aprendizagem mediados por TDIC). Autora dos cursos Aprendizagem por Projetos STEAM (Somos), Aprendizagem por Projetos (Moderna), Práticas Imersivas nos Espaços Educativos (SENAC-SP) e Avaliação (SENAC-SP), Curadoria Digital e Gestão da Aprendizagem (Rede Salesianas do Brasil), dentre outros. Autora dos livros Práticas Imersivas nos Espaços Educativos (Coleção Universitária - SENAC-SP), Design Thinking - Coleção Metodologias Ativas (FTD) e Metodologias Ativas, Protagonismo e Tipos de Participação (L.F. Edu-Com, disponível gratuitamente), além de vários artigos (livros organizados e congressos nacionais e internacionais) e palestrante sobre metodologias ativas, ensino híbrido e processos didático-pedagógicos e comunicacionais mediados por tecnologias digitais.

15 horas / 6 horas síncronas e 9 horas assíncronas

R$ 430,00 em até 3 meses (sem juros).

Confira os descontos:
Alunos e ex-alunos Singularidades: 10% de desconto;
SINPRO e Funcionário Público: 10% de desconto;
Compras em grupo 5 ou mais: 10% de desconto;
Envie um e-mail para singularidades@singularidades.com.br e solicite o seu código.

- Dia 10 de julho: 9h - 12h
- Dia 24 de julho: 9h - 12h

Os alunos terão acesso a plataforma moodle com conteúdos e materiais de apoio.
Os encontros síncronos ocorrerão na plataforma zoom

Precisa de ajuda?

Fale com um de nossos assistentes em nossos canais.
FAQ

Informação adicional

Tempo de Curso

15h

Modalidade:

Semi-presencial atividades síncronas.

Valor

até R$ 600,00

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Personalização no Ensino”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *