Gestão das aprendizagens: trabalhando dados na prática

R$4.800,00

Avaliar faz parte do dia a dia de professoras e professores. E a importância da avaliação vai muito da prestação de contas às instâncias educacionais, pois é por meio dela que conseguimos mensurar se os objetivos de aprendizagem foram atingidos e verificar o progresso dos estudantes ao longo do ano letivo, além de servir como base para eventuais ações por parte da coordenação e da diretoria.
Este curso tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos dos diretores de escola que já atuam na educação básica sobre os dados resultantes das avaliações educacionais internas, externas e internacionais.
A participação no curso contribuirá para análises de dados e da realidade da escola em que atua e guiará para a construção de um plano de ação colaborativo com vistas ao acompanhamento e fortalecimento das aprendizagens dos estudantes, com reflexões que contribuam de forma efetiva para a proposição de projetos e estratégias na perspectiva da igualdade de oportunidades e do alcance da equidade.
Número máximo de alunos: 30
Número mínimo de alunos: 8

Para quem é este curso?

diretores de escolas públicas e privadas em atividade.

120 horas de
duração

Certificado
Singularidades

60
dias de acesso

Professores reconhecidos

Múltiplas
Linguagens

– Coordenar a construção e implementação do Projeto Pedagógico da escola, com engajamento e corresponsabilização de todos os profissionais da instituição.
– Aplicar conhecimentos teórico-práticos que impulsionam a qualidade da educação, o aprendizado com igualdade de oportunidades e equidade, efetivado por evidências obtidas através de processos contínuos de monitoramento e de avaliação.

Parte I Introdutório (assíncrono)

Módulo 1: O que é a função de gestão? 

– As competências do gestor escolar e suas dimensões

– Gestão centrada no pedagógico e nas aprendizagens

– Engajamento profissional e liderança transformacional

– Práticas de gestão e liderança voltadas às aprendizagens

 

Módulo 2: Aprendizagens, currículo, avaliação e os princípios estruturantes da BNCC

– Avaliação diagnóstica, processual e formativa

– Documentos norteadores do currículo da Educação Básica

– A BNCC e seus princípios estruturantes

Parte II – Imersão prática (assíncrono)

Módulo 3: Dados educacionais

– Avaliação em larga escala – finalidades, matrizes, tipos de testes, formas de pontuação, teorias de medição, medidas produzidas, validade dos testes e matrizes de competências

– As provas de avaliação em larga escala, interpretação e análises de seus resultados

– Conceituação e cálculo do IDEB e as análises possíveis às escolas

– Indicadores de desempenho e rendimento escolar

– Quais as fontes de informação de dados de desempenho e rendimento escolar disponíveis e como utilizá-las?

– PISA e outras formas de avaliação internacionais

 

Workshop

Eletivo para os cursistas em um dos grupos:

1 – Avaliação e gestão para as aprendizagens na escola pública

2 – Avaliação e gestão para as aprendizagens na escola particular

 

Módulo 4: Instrumentos para acompanhamento das aprendizagens

– Como criar instrumentos para acompanhamento individualizado da frequência e do desempenho escolar dos estudantes?

– Como organizar os dados de forma que possam ser utilizados por toda a equipe pedagógica da escola?

– Como utilizar dados gerados por avaliações externas e internas a serviço das aprendizagens?

– Como liderar a equipe escolar para o uso dos dados em ações de intervenção para redução da desigualdade educacional?

– Como formar a equipe da escola para realizar intervenções com base nos dados e compartilhar seus resultados com a comunidade escolar?

 

Módulo 5: Plano de ação para o sucesso das aprendizagens na perspectiva da equidade – O PP como projeto de uma escola e de uma comunidade.

– Diálogos sobre ressignificação do PP e a centralidade nos estudantes e suas aprendizagens.

– A construção do Projeto Pedagógico e as aprendizagens.

– Projetos e ações voltados ao fortalecimento e equidade das aprendizagens.

– Diversidade e aprendizagens em contexto.

– Tempos, espaços e aprendizagens em contexto no PP.

– Um PP vivido na prática.

R$ 4.800,00 (12 x R$ 400,00)

Parte I – Introdutório – Assíncrono (16 horas)
Período: março de 2022
Parte II – Imersão prática – Síncrono + Workshop + Atividades Supervisionadas (104 horas)
95 horas Síncronas (91 horas + 4 horas Workshop)
13 horas de Atividades Supervisionadas
Período: de março a dezembro de 2022
Datas: março de 2022 (assíncrono); 6, 13 e 27 de abril de 2022; 4, 11, 18 e 25 de maio de 2022; 1, 8, 15, 22 (aula de 4h), 29 de junho de 2022; 6 e 27 de julho de 2022; 3, 10, 17, 24, 31 de agosto de 2022; 14, 21 e 28 de setembro de 2022; 5, 19 e 26 de outubro de 2022; 9, 16, 23 e 30 de novembro de 2022 e 7 de dezembro de 2022
Horários: Quarta-feira – 19h às 22h.

Docentes do curso

Fotos do atendimento

Precisa de ajuda?

Fale com um de nossos assistentes em nossos canais.
FAQ

Informação adicional

Tempo de Curso

20h

Valor

até R$ 200.00

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Gestão das aprendizagens: trabalhando dados na prática”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *