Fundamentos e Práticas do Ensino de Inglês na contemporaneidade

R$1.350,00

É inegável que a educação transformadora no século XXI oferece inúmeros desafios a todos os professores, independente da área de atuação. O principal deles é considerar um novo aluno e um novo contexto sócio-histórico. Neste novo cenário, no qual o mundo abre fronteiras e pessoas têm acesso a diferentes culturas, informações e os países fortalecem suas relações comerciais, diplomáticas e políticas, surge a necessidade de ampliarmos o nosso repertório linguístico aprendendo novas línguas para maior mobilidade no mundo globalizado.

Pensar em um ensino em que a língua não é mais estudada nos moldes estruturalistas e sim como uma possibilidade de repertoriar estudantes para ampliação dessa mobilidade nesse mundo se torna, portanto, uma urgência. Isso implica em mudar a visão do ensino de línguas como o ensino de língua situada sócio-histórico-culturalmente e compreendida como instrumento de inserção nas diversas atividades sociais em diferentes contextos.

Com o intuito de transformar pensamentos e práticas de sala de aula no ensino de inglês, esse curso convida os docentes a refletirem sobre suas práticas e quais concepções de língua(gem), ensino de línguas e currículo possuem. A partir de trocas e encontros embasados conceitualmente, a proposta trará aos professores estratégias e instrumentos para que consigam, de maneira imediata, implementar mudanças na sala de aula.

O curso pretende ainda oferecer um espaço de estudo, reflexão e aprofundamento sobre os conceitos-chave que devem sustentar todas as escolhas didáticas em sala assim como enfatizar instrumentos avaliativos adequados para oferecer o acompanhamento que os estudantes necessitam visando o alcance de objetivos importantes principalmente dentro do campo oral e leitura.

Objetivos

  • (Re) conhecer as teorias que embasam o ensino de inglês contemporâneo;
  • Refletir e descrever as características de um ensino de inglês mais adequado às demandas atuais;
  • Elaborar planejamentos eficazes e que atendam às necessidades de desenvolvimento de diferentes faixas etárias e contextos;
  • Discutir as implicações de um trabalho focado no desenvolvimento de habilidades e competências;
  • Planejar propostas que atendam a um ensino de inglês contextualizado, afetivo e que prepare os alunos para usar a língua em situações reais de comunicação;
  • Utilizar diferentes instrumentos avaliativos formativos;
  • Desenvolver propostas que tenham como foco o desenvolvimento da cognição;
  • Gerir os resultados dos alunos com a finalidade de promover um avanço contínuo e significativo em seu repertório linguístico.

Observação:

A realização do curso está sujeita a número mínimo de matriculados.
Caso não seja viabilizado o curso, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Inscreva-se

Para quem é este curso?

Professores de língua inglesa do ensino regular em contextos públicos e privados e coordenadores da área

Certificado
Singularidades

45 horas
de duração

Carga horária: 45 horas
Data: de 11/03 a 17/06
Dia da semana: segunda-feira
Horário: 19h00 às 21h30
Modalidade: 100% online (síncrono)

  • Aulas dinâmicas que conectam os participantes aos desafios da área, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.
  • Leitura e discussão de textos teóricos que embasam as escolhas didáticas.
  • Elaboração de propostas, compartilhamento e análise nos grupos.
  • Perguntas centrais e problematizadoras que fomentem uma discussão no grupo.
  • Análise de instrumentos práticos de trabalho.
  • Apresentação conceitual.
  • Criação de propostas que atendam diferentes realidades.

Valor à vista: R$ 1.350,00

Confira nossa Política de Concessão de Descontos para curso online, também válida para este curso.

Módulo 1: Introdução aos fundamentos do ensino de inglês contemporâneo – 15h

Aula 1 – 11/03
Teoria de aquisição da segunda língua

Aula 2 – 18/03
O desenvolvimento das quatro habilidades

Aula 3 – 25/03
O ensino por competências (BNCC)

Aula 4 – 01/04
Documentos internacionais de referência para o ensino da língua

Aula 5 – 08/04
Diferenciação pedagógica

Módulo 2: Um planejamento para a aprendizagem – 15h

Aula 6-  15/04
A Taxonomia de Bloom e a intencionalidade docente no ato de planejar

Aula 7 – 22/04
O planejamento focado no desenvolvimento de habilidades e competências (WIDA)

Aula 8 – 29/04
Agrupamentos produtivos

Aula 9 – 06/05
Planejando atividades e estratégias efetivas e afetivas

Aula 10 – 13/05
Um planejamento para a equidade: a inclusão no ensino de inglês

Módulo 3: Gestão de resultados – 15h

Aula 11 – 20/05
Por que avaliar? Discutir o conceito de avaliação e a sua importância para o processo de ensino aprendizagem na segunda língua.

Aula 12 – 27/05
Tipos de avaliação. Definir avaliação formativa e somativa, destacar suas principais diferenças e utilização. Compreender os diferentes tipos de instrumentos avaliativos.

Aula 13 – 03/06
Criação de rubricas. Reconhecer as rubricas como um instrumento importante na avaliação formativa. Elaborar rubricas para diferentes habilidades linguísticas. Como utilizar o feedbac

Aula 14 – 10/06
Desenvolvimento de pautas de observação. O que são pautas de observação e como elas se diferem das rubricas. Como usar as pautas de observação para ajustar o planejamento

Aula 15 – 17/06
Elaboração de documentação pedagógica. Como utilizar a avaliação para elaborar um documento com a evolução dos estudantes. A auto avaliação e feedback do professor.

Docentes do curso

Fotos do atendimento

Precisa de ajuda?

Fale com um de nossos assistentes em nossos canais.
FAQ

Informação adicional

Tempo de Curso

45h

Valor

1.050,00

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Fundamentos e Práticas do Ensino de Inglês na contemporaneidade”

O seu endereço de e-mail não será publicado.