Ciências Humanas nos Anos Iniciais: investigando a história e a paisagem da cidade a partir dos seus cursos d’água

R$980,00

O curso tem como objetivo abordar os temas dos “rios invisíveis” e das “águas esquecidas” na cidade de São Paulo como percurso de investigação da paisagem urbana e da história da cidade por estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 

A ideia, com isso, é potencializar, nos cursos de História e Geografia dos Anos Iniciais, a construção das práticas e dos saberes relacionados às formas de pesquisa e conhecimento do lugar em que vivemos a partir do trabalho com os cursos d’água e com os processos de urbanização e modernização ocorridos em São Paulo do século XIX até os dias de hoje. Assim, pretendemos apresentar um arcabouço conceitual relacionado à hidrografia, à paisagem urbana e à história da cidade e refletir sobre um conjunto de procedimentos e métodos de investigação próprios das Ciências Humanas que possibilitem, aos educadores, diversificarem as suas estratégias e ampliarem o seu repertório na abordagem do assunto.  

Os cursos d’água têm grande centralidade na história de São Paulo desde a ocupação ancestral dos povos indígenas e a fundação da vila de São Paulo de Piratininga. Aos poucos, no entanto, passaram a ser vistos como fontes de recursos e objetos de exploração (para o abastecimento de água ou a geração de eletricidade, por exemplo) e como obstáculos dos quais a cidade precisaria se livrar. Foi assim que foram sendo invisibilizados e esquecidos: poluídos, retificados, canalizados, enterrados, assoreados… Resistem, no entanto, na história da cidade, nas memórias da população nos traços que deixam na paisagem: o arruamento muitas vezes irregular e sinuoso, as subidas e descidas nas nascentes e nos vales, a vegetação, o frescor e a umidade persistente nos lugares em que os vestígios d’água ainda se fazem presentes, as inundações na época  das chuvas… Assim, um dos objetivos do curso é favorecer o aguçamento do olhar investigativo dos estudantes para a  paisagem da cidade e para os seus rios, o que pode acontecer por meio de estudos de campo que privilegiem a experimentação e a investigação na cidade. A busca pelos cursos d’água e por suas marcas no contexto urbano de São Paulo contribui para a construção de ferramentas que embasam um olhar crítico e possibilitam, por meio da vivência e da pesquisa, a compreensão dos processos socioeconômicos e culturais relacionados à produção do espaço. 

Objetivos

  • Ampliar o conhecimento sobre procedimentos e métodos de investigação das Ciências Humanas;
  • Aprofundar o conhecimento sobre a História da urbanização e a História das cidades no Brasil;
  • Aprofundar o entendimento dos conceitos de natureza, paisagem, hidrografia, clima e relevo, sabendo mobilizá-los de maneira contextualizada no ensino de Geografia;
  • Relacionar os impactos da ação humana na paisagem e a transformação das paisagens ao longo do tempo com a relação que se estabelece com os cursos d’água nas cidades do presente;
  • Compreender a importância dos processos socioeconômicos e culturais na produção do espaço das cidades;
  • Reconhecer, na história dos rios nas cidades brasileiras, as formas de reprodução das desigualdades socioespaciais na sociedade brasileira;
  • Criar projeto de estudo de campo ou saída roteirizada voltada à investigação dos “rios invisíveis” ou das “águas esquecidas” nas paisagens urbanas.Observação:

    A realização do curso está sujeita a número mínimo de matriculados.
    Caso não seja viabilizado o curso, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.

    Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Inscreva-se

Para quem é este curso?

Coordenadores pedagógicos e professores dos Anos Iniciais de escolas públicas e privadas e demais interessados no tema.

Certificado
Singularidades

30 horas
de duração

Dia da semana: Terças (online) e 3 sábados presenciais
Horário:19h às 22h (terça-feira) e 8h30 às 12h30 (sábado)
Carga horária: 30h
Modalidade: híbrido

Pagamento com cartão de crédito
Valor à vista: R$ 980,00

Confira nossa Política de Concessão de Descontos para curso online, também válida para este curso.

Aula 1
23/03 (sábado presencial) – 4h
Apresentação do Curso / O rio meândrico (séculos XVI a XIX): os lugares indígenas, a fundação da vila e as primeiras formas de sociabilidade em torno dos cursos d’água.

Aula 2
26/03 (síncrono online) – 2h30
O rio retificado (séculos XIX e XX): a modernização, a industrialização, os rios como objeto de intervenção humana e as transformações da paisagem urbana.

Aula 3
02/04 (síncrono online) – 2h30
O rio confinado (séculos XX e XXI): entre as “águas esquecidas” e os “rios invisíveis”.

Aula 4
09/04 (síncrono online) – 2h30
Às margens do rio, às margens da sociedade: indígenas, quilombolas e trabalhadores urbanos no processo de urbanização de São Paulo e as outras relações com os rios e suas várzeas.

Aula 5
16/04 (síncrono online) – 2h30
Formas de representação e pensamento espacial: a alfabetização cartográfica a partir das cartografias da cidade e dos seus cursos d’água.

Aula 6
23/04 (síncrono online) – 2h30
Estudos de caso: natureza, paisagem, hidrografia, relevo, história e memória no Córrego do Sapateiro e no Córrego do Saracura.

Aula 7
30/04 (síncrono online) – 2h30
Os estudos de campo como ferramenta de investigação da paisagem / Proposta de construção de projetos de estudo de campo / Preparação para o estudo de campo.

Aula 8
04/05 (presencial) – 4h
Estudo de Campo.

Aula 9
14/05 (síncrono online) – 2h30
O rio sonhado: as utopias urbanas e a reinvenção da relação com os rios.

Aula 10
25/05 (presencial) – 3h
Compartilhamento de projetos de estudo de campo / Fechamento do Curso.

De 12/2023 até 18/03/2024.

Docentes do curso

Novo Projeto

Eduardo Zayat Chammas

Doutorando em História Social na Universidade de São Paulo – USP, onde também obteve o título de Mestre e graduou-se em História (Bacharelado e Licenciatura). É historiador, professor de História e consultor pedagógico para a área de Ciências Humanas na educação básica.

 

Fotos do atendimento

Precisa de ajuda?

Fale com um de nossos assistentes em nossos canais.
FAQ

Informação adicional

Tempo de Curso

30h

Valor

980,00

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Ciências Humanas nos Anos Iniciais: investigando a história e a paisagem da cidade a partir dos seus cursos d’água”

O seu endereço de e-mail não será publicado.