Alfabetização na (pós-) pandemia: procedimentos e recursos didáticos

R$430,00

A pandemia de COVID-19 no ano de 2020 impôs à sociedade em geral e às escolas em particular o isolamento social. Esse cenário exigiu que, sem prévio aviso, as aulas ocorressem remotamente, seja por meio de materiais analógicos entregues aos alunos seja por meio dos mais variados recursos digitais, que viabilizassem o ensino a distância, síncrono e/ou assíncrono. Essa nova realidade impactou (e dificultou) os mecanismos de aprendizado, especialmente quando se trata da alfabetização, processo em que a interação entre o(a)s estudantes e o(a) professor(a) é tão estruturante e essencial.

Essa (nova) realidade exige, assim, que sejam tematizados os procedimentos, os recursos e os mecanismos de interação que visam à alfabetização do(a)s estudantes, não apenas para refletir sobre expedientes que possam promover a “recuperação” dos aprendizados, mas também para explorar e analisar diferentes recursos (especialmente, digitais) que possam potencializar os conhecimentos e as reflexões necessárias ao domínio do funcionamento e do uso do sistema de escrita alfabético-ortográfico. 

Curso Remoto

Para quem é esse curso?

Professores que trabalham com alfabetização e desejam conhecer novas práticas para enfrentar os desafios do pós-pandemia

15 horas de
duração

Certificado
Singularidades

De 09 a 23 de Janeiro de 2021

Curso de
Extensão

Professores reconhecidos

Materiais de estudo e leitura

- Listar os diversos cenários educacionais vivenciados pelos cursistas e suas demandas;

- Problematizar esses cenários relativamente aos aprendizados a serem recuperados;

- Revisitar as bases teórico-conceituais que sustentam o processo de alfabetização;

- Discutir a dinâmica dos procedimentos de avaliação diagnóstica;

- Inserir a alfabetização no contexto das práticas de leitura, escrita e oralidade;

- Apresentar recursos didáticos – analógicos e digitais – para o trabalho com a alfabetização;

- Refletir sobre os procedimentos didáticos – síncronos e assíncronos – para o trabalho com a alfabetização;

- Compartilhar soluções educacionais aderentes ao período da (pós-) pandemia.

- A natureza alfabética e ortográfica do sistema de escrita;

- A escrita como sistema de representação e como modalidade discursiva;

- Procedimentos de avaliação diagnóstica em alfabetização: o caráter processual;

- As práticas de linguagem: leitura, produção de textos e oralidade;

- As práticas de linguagem, os gêneros discursivos e os campos de atuação;

- Procedimentos didáticos para o trabalho com a alfabetização: síncronos e assíncronos;

- Recursos didáticos para o trabalho com a alfabetização: analógicos, digitais e híbridos.

A plataforma utilizada é o moodle e as sessões síncronas serão oferecidas pelo zoom.
Os encontros inicial e final – síncronos -- serão realizados pelo Zoom e tantos as aulas síncronas quanto as assíncronas estarão apoiadas no AVA Moodle. Além desses recursos, serão utilizados aplicativo, como o Padlet, o Jamboard, o Spriker, o Edpuzzle e o Thinglink.

Cristiane Mori

É Mestre em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi professora do Departamento de Linguística da PUC-SP nas graduações de Letras e de Fonoaudiologia, entre 1992 e 2015. É professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde 2013 e tem atuado em projetos ligados à formação de professores no âmbito de escolas públicas e particulares. Coordena cursos on-line de formação de professores pelo CENPEC e pelo Instituto Singularidades e atua na análise e elaboração de materiais didáticos. Integrou, em 2017, a equipe de elaboradores da Base Nacional Comum Curricular, no componente de Língua Portuguesa. Em 2019, passou a exercer a função de consultora de Língua Portuguesa para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Bandeirantes (São Paulo/ SP) e atualmente coordena a equipe de Língua Portuguesa dos Anos Iniciais no Programa de Recuperação e Aprofundamento da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

Acesso ao material autoinstrucional na plataforma:
De 9 a 23 de janeiro

Horário dos encontros síncronos
Dia 9 de janeiro: 9h - 12h
Dia 23 de janeiro: 9h - 12h

Mínimo de alunos: 08
Máximo de alunos: 30

R$ 430,00 em até 18 meses (com juros)

Confira os descontos:
Alunos e ex-alunos Singularidades: 10% de desconto;
SINPRO e Funcionário Público: 10% de desconto;
Compras em grupo 5 ou mais: 10% de desconto;
Envie um e-mail para singularidades@singularidades.com.br e solicite o seu código.

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Informação adicional

Tempo de Curso

15h

Valor

até R$ 600,00

Formato Curso

15 horas / 6 horas síncronas e 9 horas assíncronas (3 blocos de 3 horas).

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