Alfabetização: concepções e práticas

R$350,00

Alfabetização: concepções e práticas curso foi produzido em parceria com o CENPEC, e dedica-se a compreensão do processo de alfabetização. Foi pensado em seus pilares: infância, ensino, aprendizagem e sistema de escrita. Defendendo as práticas alfabetizadoras intencionais, sistematizadas e seu comprometimento com o letramento, ou seja, que a alfabetização se dê em meio a práticas situadas e contextualizadas de leitura e de escrita.

Assista à aula inaugural:
“Alfabetização: concepções e práticas”

 

Para quem é esse curso?

Professores da área de linguagens que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Assistir aula introdutória

30 horas de
duração

Certificado
Singularidades

60
dias de acesso

Estude em qualquer lugar

Professores reconhecidos

Materiais de estudo e leitura

Módulo 1 – INTRODUÇÃO
Este módulo é dedicado a ambientação do aluno no curso e apresentação dos conteúdos abordados em cada módulo. O mural virtual será exibido para que todos os cursistas possam se apresentar, podendo conhecer os demais participantes.

Módulo 2 – CONCEPÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO: INFÂNCIA, ENSINO E APRENDIZAGEM
Estudaremos o conceito de infância e como, desde então, filósofos e cientistas se empenharam no aprimoramento sobre aprendizagem e desenvolvimento humano. E, também, as influências nas práticas pedagógicas atualmente.

Módulo 3 – PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: COMO A CRIANÇA SE APROPRIA DA ESCRITA
Nesta parte do curso iremos mais a fundo no processo da escrita feita pela criança. Veremos os principais métodos de alfabetização usados no Brasil. Faremos uma análise do percurso da criança na tentativa de compreender a língua escrita.

Módulo 4 – AVANÇOS E RUPTURAS NA ALFABETIZAÇÃO: QUESTÃO DE DIDÁTICA
Vamos agora refletir sobre algumas atividades realizadas em classes de alfabetização, para que, assim, possamos entender em que concepção de criança, ensino e aprendizagem essas práticas estão baseadas.

Cristiane Mori
Mestre em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/Unicamp). Foi professora do Departamento de Linguística da PUC-SP (1992 a 2015) e da Graduação em Linguagens da Faculdade SESI-SP de Educação (2017). É professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde 2013. Autora de cursos online na área de Alfabetização e Ensino de Língua Portuguesa para instituições de ensino privadas e redes públicas. É consultora, formadora e elaboradora de materiais didáticos do Programa Escrevendo o Futuro/Olimpíada de Língua Portuguesa, uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação), Fundação Itaú Social e CENPEC, desde 2012. Foi parecerista do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) entre 1996 e 2006 e atua na elaboração e análise de materiais didáticos (impressos e online) em diversas editoras (FTD, SM, Leya, Melhoramentos, dentre outras).

Maria Alice Junqueira de Almeid
Psicóloga com especialização em alfabetização pelo Instituto Vera Cruz (SP). Presta assessoria, e desenvolve projetos educacionais e de formação de professores em redes públicas de ensino no CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Foi professora do Instituto Vera Cruz nas disciplinas: Didáticas da Língua I e II e Currículo Escolar até 2016.

Sonia Madi
Mestre em Didática pela Faculdade de Educação da Universidade São Paulo. Fundadora e professora do curso de Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientiae na área de Alfabetização. Presta assessoria e desenvolve projetos educacionais e de formação de professores em redes públicas de ensino. Idealizadora e coordenadora da Olimpíada de Língua Portuguesa/Programa Escrevendo o Futuro (2002 a 2015) e da Plataforma Alfaletrar (2016 e 2017). Autora do livro de alfabetização Cantalelê, adotado pelo Governo do Estado de Minas Gerais para todas as escolas públicas.

30 horas de duração.

R$ 350,00 em até 18 meses (com juros)

Precisa de ajuda?

Fale com um de nossos assistentes em nossos canais.
Enviar um e-mail
FAQ
Whatsapp

Informação adicional

Tempo de Curso

30h

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Alfabetização: concepções e práticas”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *