Descrição do Curso

Um leque de possibilidades didáticas e pedagógicas é empregado na linguagem do podcast. O formato do radiofone nas escolas permite uma flexibilidade nos recursos materiais, podendo ser adaptados, mas contando sempre com a disponibilidade dos estudantes e professores. Em um contexto educativo, os conteúdos de apoio são dados por meio de mídias sonoras. Assim, busca-se compreender os procedimentos verbais – texto e oralidade – e os não-verbais – música, ruídos captados, e todo o áudio editado – na construção de pequenas peças de podcast, disponibilizando-as em suportes digitais. Tendo a interdisciplinaridade e senso crítico como base de construção do conhecimento.

Programação

Introdução ao curso
Aula 0.1 — Orientações gerais;
Aula 0.2 — Boas-vindas;
Apresentação pessoal do aluno.

Unidade 1 — No princípio era o Verbo: do texto ao podcast
Aula 1.1 — Educomunicação e o universo podcast: os sentidos e a emoção do rádio;
Aula 1.2 — Rádio na escola: objetivos e referências;
Aula 1.3 — Do texto ao podcast: a linguagem radiofônica e os recursos pedagógicos;
Aula 1.4 — O que é podcast? Por que todo mundo quer fazer e ouvir?;
Aula bônus 1 — Para fazer na escola: rádio & humor.
Material complementar: Janelas de inovação – Projeto nas ondas do rádio – Educom.

Unidade 2 — O podcast como recurso de áudio na escola
Aula 2.1 — O áudio como recurso pedagógico multidisciplinar;
Aula 2.2 — As possibilidades temáticas do podcast e seu uso na escola: entrevista com podcasters;
Aula 2.3 — Como ouvir podcasts: plataformas e aplicativos;
Aula 2.4 — Exercício: O primeiro roteiro a gente não esquece;
Aula bônus 2 — Para fazer na escola: rádio & poder.
Material complementar:
Educom. Rádio: uma política pública que pensa a Mudança da Prática Pedagógica.

Unidade 3 — Roteiro, produção e captação
Aula 3.1 — Roteiro de mídia sonora: gêneros e funcionalidades;
Aula 3.2 — Captura e captação de sons: equipamentos básicos e softwares gratuitos;
Aula 3.3 — Edição de Áudio: conhecendo o Audacity;
Aula 3.4 — Publicação e divulgação do podcast nas redes;
Aula bônus 3 — Para fazer na escola: rádio & tecnologia.
Atividade de consolidação
Material complementar: Podcast Alô, Ténica – sobre a produção de podcasts.

Unidade 4 — Pensar e criar o seu próprio podcast
Aula 4.1 — Contextualização BNCC: o podcast como recurso interdisciplinar escola;
Aula 4.2 — Curadoria: podcasts como aliados na sala de aula;
Aula 4.3 — Como fazer o podcast: sete passos fundamentais de composição;
Aula 4.4 — Exercício: produção, edição e publicação do podcast;
Aula bônus 4 — Para fazer na escola: rádio & percepção.
Material complementar: Artigo: Ecologia Sonora: abordagem necessária.

Unidade 5 — YouTube: um capítulo à parte
Aula 5.1 — YouTube: sucesso entre estudantes e poderosa ferramenta educativa;
Aula 5.2 — YouTube na escola: vamos criar nosso canal?;
Aula 5.3 – Encerramento.
Material complementar: TEDx: Como a zoeira influencia Comunicação e Educação?

Docente

Douglas Calixto é jornalista, mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. A dissertação “Memes na Internet – entrelaçamentos entre Educomunicação, cibercultura e “zoeira” de estudantes nas redes sociais” rendeu o prêmio de melhor mestrado da ECA-USP em 2017 e o prêmio de melhor mestrado do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) em 2018. É atualmente pesquisador do MECOM (Grupo de Pesquisa Mediações Educomunicativas) e supervisor de comunicação do IBCCRIM – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais

Carga Horária

Carga horária: 10h.

Investimento

R$ 400,00 em até 18 meses (com juros).

R$400,00

Adicionar aos Favoritos
Adicionar aos Favoritos

Degustação

Cursos dessa categoria