Descrição do Curso

Como adequar as múltiplas funções desempenhadas pelo coordenador pedagógico e garantir a sua principal tarefa: ser um educador?
No desempenho da função de coordenação, são exigidos muitos papéis, que acabam ocupando todo o tempo do profissional com atividades de pouco conteúdo educativo. A dinâmica diária de um gestor numa escola precisa ser, por isso, permanentemente revista e repensada, ou corre o risco de se tornar essencialmente administrativa. A proposta é discutir a adequação das múltiplas funções do coordenador frente à sua tarefa mais importante: ser um educador.

Programa

Módulo 0 – INTRODUÇÃO

Informações sobre o uso da plataforma Moodle e outras orientações para utilização das ferramentas educacionais empregadas no curso. Encontramos, também, um vídeo de apresentação do professor e da estrutura do curso. Contando com o infográfico do percurso
a ser percorrido.

Módulo 1. – HISTÓRICO DA FUNÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO, SUAS MÚLTIPLAS IDENTIDADES E OS PRINCIPAIS IMPASSES

Histórico da função do coordenador pedagógico por meio da história das escolas no Brasil e a origem do cargo. Levantamento de questões sobre a identidade do coordenador pedagógico nos dias de hoje. As dimensões de suas atribuições e responsabilidades no âmbito escolar, suas funções e a organização de suas ações no dia a dia da escola.

Módulo 2 – RESSIGNIFICANDO A IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO, PARTINDO DAS DIMENSÕES DE ARTICULADOR, FORMADOR E TRANSFORMADOR

Apresentação das múltiplas identidades do coordenador pedagógico. Quem é o sujeito coordenador? Qual é sua história enquanto profissional e pessoa no exercício de uma função?

Módulo 3 – A ESCOLA REFLEXIVA, O ESPAÇO DO TRABALHO COLETIVO E A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

Ressignificação da identidade do coordenador pedagógico, que deve ser visto como articulador, formador e transformador. Reflexão sobre os impasses no exercício da função de coordenar e a importância do Projeto Político-Pedagógico.

Módulo 4 – CAMINHOS POSSÍVEIS PARA O PLANEJAMENTO DE UMA ROTINA DE TRABALHO PARA MELHORAR O DESEMPENHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO COTIDIANO ESCOLAR

Apresentação dos instrumentos metodológicos que apoiam a função do coordenador pedagógico.

Docente

Maria Estela Lacerda Ferreira
Mestranda em Supervisão Pedagógica – Universidade Aberta de Portugal. Certified in PCC – Professional Coach Certification by The International Association of Coaching, IAC and Sociedade Latino-Americana de Coaching, SLAC HEREBY (2015). Especialista em Educação a Distância – Pós-Graduação Lato Sensu (2011). Mediadora do PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental/Teoria do Dr. Reuven Forstein (1994). Graduada em Pedagogia pela PUC-SP (1987). Atualmente é professora do Curso de Pedagogia do Instituto Singularidades. Participou como tutora de cursos a distância e como consultora pedagógica na elaboração de cursos técnicos no SENAC/SP. Autora de material sobre Empreendedorismo para alunos do ensino básico.

Renata Americano
Mestranda em Educação, Arte, História e Cultura pela Universidade Mackenzie. Pós-graduada em Gestão e Currículo da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pelo Instituto Superior de Educação de São Paulo – Instituto Singularidades.
Pedagoga formada em Supervisão Escolar pela PUC-SP. Membro do Conselho da Outward Bound Brasil. É assessora pedagógica do Núcleo de Projetos Especiais e Centro de Estudos da Escola Viva e da Escola Cores, no Rio de Janeiro. Professora do curso de pós-graduação sobre a abordagem Reggio Emilia e do curso de extensão para Coordenação Pedagógica do Instituto Superior de Educação de São Paulo – Instituto Singularidades. Coordena e ministra aulas para diretores, coordenadores e professores em várias cidades do Brasil.

Carga Horária

Carga horária: 20 horas.

Investimento

R$ 200,00 em até 18 meses (com juros).

R$200,00

Adicionar aos Favoritos
Adicionar aos Favoritos

Degustação

Todos os Cursos