Ler em rede

R$350,00

Como contribuir para a formação de leitores literários? Qual o papel da mediação de leitura para a formação do gosto de crianças e jovens pelos livros?

Conhecer a importância da mediação, aprimorá-la e fazer boas escolhas de obras literárias são os objetivos do curso “Ler em Rede: A mediação na formação de leitores”. Vamos conversar sobre a importância de ler para o público infanto-juvenil e sobre os diferentes aspectos que estão envolvidos nessa prática, além de estabelecer critérios para guiar a escolha dos livros. Teremos, também, o momento de colocar a mão na massa e realizar uma mediação de leitura considerando todos os temas estudados para, ao final, compartilhar essa experiência com os colegas.

Qual o prazo para realizar o curso?
Após a data da compra, o acesso ao curso ficará disponível durante 60 dias corridos.

Categoria
Comprar

Programação

MÓDULO 1 – POR QUE É IMPORTANTE LER EM VOZ ALTA PARA CRIANÇAS?

Neste primeiro Módulo, teremos um momento inicial de ambientação do aluno ao curso e de apresentação para os colegas. Na sequência, abordaremos os diversos aspectos que estão envolvidos quando se lê para crianças e jovens. Conversaremos sobre como preparar cuidadosamente o ambiente em que a prática de leitura será realizada, sobre a necessidade de garantir espaço para a conversa sobre o livro e sobre a importância de diversificar a escolha das obras.

MÓDULO 2 – QUAIS CRITÉRIOS UTILIZAR PARA ESCOLHER UM LIVRO UM LIVRO INFANTIL?

Neste Módulo, conversaremos sobre a importância de escolher livros com qualidade literária. (Re)conhecer e saber apreciar o valor estético, a expressão literária e o projeto gráfico de uma obra são conhecimentos fundamentais para orientar suas escolhas e, por isso, trataremos de cada um deles.Além disso, conheceremos os diversos tipos de livros para o público infanto-juvenil e indicaremos os mais adequados para as diferentes idades.

MÓDULO 3 – COMO TORNAR QUALIFICADA A LEITURA EM VOZ ALTA?

Finalmente, neste último módulo, conversaremos sobre os modos de aprimorar a mediação de leitura e de torná-la mais qualificada. Levar em conta o público e o objetivo que se tem, ensaiar a leitura e antecipar alguns modos de participação dos ouvintes são alguns dos recursos que podem tornar a experiência de mediação mais significativa para todos.

Docente

Ana Tereza Brant de Carvalho Dauden

Fonoaudióloga, formada pela PUCSP – 1989. Mestre em Linguística pela UNICAMP – 1992. Autora do livro A criança e o Outro na construção da Linguagem Escrita – Panccast Editora. Atuação clínica com linguagem escrita desde 1989. Experiência acadêmica nos campos da Educação e da Fonoaudiologia e naformação continuada de professores na modalidade a distância.

Atuação como Especialista Mediadora pela COGEAE – PUC-SP no curso “Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade” no período de outubro de 2006 a junho de 2007. Mediadora no curso Caminhos da Escrita (EAD) promovido pelo Portal Escrevendo o Futuro, desde 2016. Mediadora dos cursos a distância Alfabetizar letrando: a criança no mundo da escrita e Alfabetizar letrando: supervisão da prática pedagógica, uma parceria do Instituto Singularidades com a Fundação Bradesco ( de agosto de 2017 a dezembro de 2018).


Beatriz Cardoso

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, atua na área desde 1978. Foi presidente da Comunidade Educativa – CEDAC. Tem diversos livros e artigos publicados e participa de fóruns internacionais, e think-tanks como os organizados pela Universidade de Harvard. Em 2013, Beatriz Cardoso foi fellow no Advanced Leadership Initiative, da Universidade de Harvard e, em 2014, foi nomeada Senior Ashoka Fellow. É fundadora e presidente do Laboratório de Educação, onde divide a coordenação geral dos projetos.

Carga Horária

Carga horária: 20h.

Investimento

R$ 350,00