Descrição do Curso

Será que nossos alunos estão fazendo uma leitura crítica das informações transmitidas pela mídia?

Jornais, revistas e blogs são algumas das principais fontes de informação a que estamos expostos. Mas como trabalhar com esses materiais em sala de aula? Como elaborar atividades de leitura que possam levar nossos alunos a uma leitura reflexiva e crítica? Essas são algumas das questões que discutiremos neste curso.

Programação

Eixo 0 – INTRODUÇÃO

Informações sobre o uso da plataforma Moodle e outras orientações para utilização das ferramentas educacionais empregadas no curso. Encontramos, também, um vídeo de apresentação do professor e da estrutura do curso.

Eixo A – O QUE É DESCONSTRUIR UM TEXTO?
Apresentação do conceito de desconstrução como estratégia de leitura crítica.
Reflexão sobre o conceito de ideologia articulado com o processo de interpretação de textos.

Eixo B – O QUE É LEITURA?
Apresentação de diferentes visões de leitura e reflexão de como tais visões influenciam os exercícios de interpretação de texto.

Eixo C – CATEGORIA DE ANÁLISE: MODALIZAÇÃO EM VERBOS
Apresentação do conceito de modalização, com enfoque nos verbos modais, como estratégia para interpretação de textos.

Eixo D – CATEGORIAS DE ANÁLISE: MODALIZAÇÃO ADVÉRBIOS, ADJETIVOS E SUBSTANTIVOS
Reflexão sobre o funcionamento de advérbios, adjetivos e substantivos como modalizadores e seus impactos na construção de sentidos.

Eixo E – CATEGORIAS DE ANÁLISE: VOZ PASSIVA E NOMINALIZAÇÃO
Reflexão sobre o papel da voz passiva e da nominalização em textos.

Eixo F – CATEGORIA DE ANÁLISE: A IMAGEM NÃO VERBAL NOS TEXTOS MIDIÁTICOS
Identificação e análise do papel das imagens no processo de leitura textual.

Docente

Ana Paula Faria
Doutora em Letras, no seguimento de Estudos Linguísticos e Literários em Língua Inglesa (2015 – FFLCH /USP). Graduada e Licenciada pela Faculdade de Letras (1997) e pela Faculdade de Educação (2000) da Universidade de São Paulo. Mestre em Estudos Linguísticos e Literários em Língua Inglesa (2005 – FFLCH/USP). Possui experiência no ensino de português e de inglês como línguas estrangeiras e na elaboração de material didático. Atualmente é professora do Instituto Federal de São Paulo e do Instituto Singularidades.

Carga Horária

Carga horária: 20h.

Investimento

R$ 200,00 em até 18 meses (com juros).

R$200,00

Adicionar aos Favoritos
Adicionar aos Favoritos

Degustação

Todos os Cursos