😍

BNCC do 1º ao 5º Ano: Ciências da Natureza

R$150,00 R$120,00

A versão homologada da BNCC coloca ênfase em conteúdos e métodos até então pouco habituais aos diversos segmentos do Ensino Básico – muito embora diversos deles sejam bem conhecidos em Didática das ciências ou Metodologia de ensino de ciências. Por exemplo, o ensino e aprendizagem por investigação, destacado inclusive entre as competências gerais, ainda carece mais divulgação e prática.   

Em cinco módulos, o curso destaca os principais enfoques curriculares recomendados na BNCC do Ensino Fundamental, para a área de Ciências da Natureza, anos iniciais. No Módulo 1 oferecemos subsídios para entender as bases curriculares, as competências e habilidades e os significados do letramento científico. Nos demais módulos, aprofundamos esses enfoques e abordamos as unidades temáticas e respectivas habilidades segundo o documento. Além disso, estimulamos os cursistas a compreender os sentidos do letramento ou alfabetização científica e sua importância desde os anos iniciais.  

A ideia é convidar os participantes a refletir sobre sua própria aprendizagem de Ciências e a buscar caminhos para ampliá-la em um processo de formação continuada, a partir dos fundamentos da BNCC e da Didática de ciências.

Este curso foi especialmente elaborado para auxiliar o trabalho do professor na educação básica. Tendo como norte a BNCC, refletiremos acerca das práticas e percurso em sala de aula. Podendo assim aprimorar o trabalho desse docente para que se torne cada vez mais significativo.

Em cada módulo apresentaremos as principais propostas para a área, podendo instrumentalizar o professor polivalente em seu trabalho com os alunos – levando em consideração o desenvolvimento das competências e habilidades de aprendizagem. O curso explora diferentes formatos e linguagens, que visam apresentar, de forma prática, as propostas educacionais feitas pela BNCC.

Qual o prazo para realizar o curso?
Após a data da compra, o acesso ao curso ficará disponível durante 60 dias corridos.

Categoria

Programação

Módulo 1 – A BNCC E O LETRAMENTO CIENTÍFICO 

Neste módulo, os professores são convidados a analisar a organização de planos de aula ou currículos e verificar os argumentos que justificam o letramento científico desde os anos iniciais. 

Módulo 2 – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE TEMÁTICA MATÉRIA E ENERGIA 

Neste Módulo iremos abordar a Unidade temática: Matéria e energia, seus objetos de conhecimento, habilidades e competências especificas que a elas podem ser relacionados e atribuídas. Iremos comentar as habilidades propostas e como essas se articulam entre si em cada ano. Serão apresentadas algumas sugestões para se atingir as habilidades propostas. Também iremos refletir sobre nossas memórias do que aprendemos em Ciências, para distinguir a aprendizagem dos conceitos e dos processos e procedimentos empregados em atividades de Ciências. Ao final, é feita uma checagem de aprendizagens a partir de situações bem definidas dentro dos temas e habilidades ligadas a essa unidade temática, em diferentes anos.  

Módulo 3 – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE TEMÁTICA VIDA E EVOLUÇÃO 

Neste Módulo iremos abordar a Unidade temática: Vida e Evolução, seus objetos de conhecimento, habilidades e competências especificas que a elas podem ser relacionadas e atribuídas. Iremos comentar as habilidades propostas e como essas se articulam entre si em cada ano. Serão apresentadas algumas sugestões para se atingir as habilidades propostas. Também iremos trabalhar a integração de conhecimentos nos anos iniciais entre Ciências, Língua Portuguesa e Matemática, a partir de exemplos de atividades investigativas. 

Ao final, é feita uma checagem de aprendizagens a partir de situações bem definidas dentro dos temas e habilidades ligadas a essa unidade temática, em diferentes anos.  

Módulo 4 – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE TEMÁTICA TERRA E UNIVERSO 

Neste Módulo iremos abordar a Unidade temática: Terra e Universo, seus objetos de conhecimento, habilidades e competências especificas que a elas podem ser relacionados e atribuídas. Iremos comentar as habilidades propostas e como essas se articulam entre si em cada ano. Serão apresentadas algumas sugestões para se atingir as habilidades propostas. Também iremos trabalhar temas correlatos ao ensino por investigação, analisando neste módulo o percurso investigativo, a partir do que coloca a BNCC. Ao final, é feita uma checagem de aprendizagens a partir de situações bem definidas dentro dos temas e habilidades ligadas a essa unidade temática, em diferentes anos. 

Módulo 5 – RELAÇÕES ENTRE AS UNIDADES TEMÁTICAS E ORIENTAÇÕES PARA ORGANIZAR SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 

Neste Módulo iremos abordar como as três Unidades temáticas podem dialogar entre si por meio de competências e habilidades, considerando temas que abrangem essas conexões e podem ser trabalhados em sequências didáticas. Por meio de um infográfico, o cursista pode explorar como definir um tema de Ciências e planejar atividades que cobrem três etapas em sequência: a introdução, o desenvolvimento e o fechamento dos conhecimentos investigados. Ao final do módulo, é feita uma checagem de aprendizagens a partir de situações bem definidas dentro dos temas, habilidades e competências, em diferentes anos.

Docente

José Manoel Martins  

Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências e pela Faculdade de Educação da USP.   

Mestre e doutor em Ciências (área de Zoologia) pelo Instituto de Biociências da USP.   

Professor de Ciências do Ensino Fundamental 2 e Biologia do Ensino Médio até 2015.  

Autor de livros didáticos e sistemas de ensino de Ciências do Ensino Fundamental e de Biologia do Ensino Médio e outros materiais educativos.   

Membro da ABRALE – Associação brasileira de autores de livros educativos.  

Marcos Engelstein  

Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências e pela Faculdade de Educação da USP.   

Mestre em Biologia (área de Biologia) pelo Instituto de Biociências da USP.   

Professor de Ciências do Ensino Fundamental 2 e Biologia do Ensino Médio.  

Autor de livros didáticos e sistemas de ensino de Ciências do Ensino Fundamental e de Biologia do Ensino Médio.   

Membro da ABRALE – Associação brasileira de autores de livros educativos.  

Maria Cecilia Guedes Condeixa (coordenação)  

Bacharel e licenciada pelo Instituto de Biociências e pela Faculdade de Educação da USP. (1977)   

Estudou Psicologia da Educação na PUC e Filosofia na USP (inconclusos).   

Professora e assessora (para currículo e avaliação); formadora de professores no ensino básico, em redes públicas e privadas.    

Professora de Didática de Ciências Naturais na Escola do Professor- SINPRO SP. (1993 – 2005 e 2009 a 2012)   

Elaboradora dos PCN –Parâmetros curriculares nacionais, anos iniciais e finais, do ENCCEJA (exame nacional de certificação de competências da educação de jovens e adultos) e do ENEM (primeira versão). Consultora do INEP para o PISA de2006, foco principal em Ciências.   

Autora de livros didáticos e outros materiais educativos. Membro da ABRALE- Associação brasileira de autores de livros educativos. 

Carga Horária

Carga horária: 10h.

Investimento

R$ 150,00 em até 18 meses (com juros).