Para quem é este curso?
Profissionais que atuam na Educação Básica e demais interessados no tema
10
horas
Certificado
Singularidades
90
dias de acesso
Conteúdo
interativo
Professores reconhecidos
Módulo 1 - A BNCC e o professor
Faz uma breve retomada dos aspectos históricos que culminaram na construção da BNCC.
Módulo 2 - Aninhar e vincular: primeiras experiências na creche
O foco são os modos de acolher, vincular e educar. Como a escola constrói o ninho para que a família coloque a sua criança, com confiança e segurança?
Módulo 3 - Cuidar: cuidados corporais e aprendizagem de cada bebê
Promove a importância de se considerar os cuidados físicos com os bebês como uma experiência que, além de trazer benefícios físicos, promove benefícios mentais.
Módulo 4 - Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e os campos de experiência na prática educativa com os bebês
Busca entender de que maneira os princípios da BNCC para a Educação Infantil devem estar presentes e assegurados no trabalho com os bebês. Por meio de exemplos práticos, apresenta a transposição didática dos campos de experiências e dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento no dia a dia da creche.
Módulo 5 - Como avaliar o trabalho com bebês na creche?
Partindo dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento e dos campos de experiências, aborda o tema da avaliação na jornada de trabalho com os bebês na creche.
Cisele Ortiz
Especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), licenciada e graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi diretora, coordenadora pedagógica e professora na Educação Infantil por 15 anos. Compôs a equipe de supervisão da rede de Centros de Convivência Infantil do Estado de São Paulo. Foi coordenadora do programa Nossas Crianças da Fundação Abrinq. Atuou no Crecheplan/Avisa Lá como formadora de professores e equipes gestoras de escolas de Educação Infantil públicas; desde 1996 é coordenadora adjunta da instituição. É presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebe (ABEBÊ). Possui artigos publicados na revista Avisa lá. Escreveu, em parceria com Maria Teresa Venceslau de Carvalho, o livro Interações: ser professor de bebês – cuidar, educar e brincar, uma única ação. Faz parte da equipe de professores do Instituto Singularidades desde 2014.
Fernanda Arantes
Doutoranda em Educação, Linguagem e Psicologia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP; psicóloga; psicanalista especialista em psicanálise com crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. É coordenadora pedagógica e coordenadora do Núcleo Educação na Diferença da Escola Viva desde 2013. Foi professora da Educação Infantil durante nove anos e foi professora de apoio de à inclusão na Educação Infantil durante três anos. Coordenadora, desde 2008, do grupo de estudos Ação Educativa na Diferença da Escola Viva, com foco na temática da Educação inclusiva. Também é professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde fevereiro de 2017.
10 horas de duração.
Curso gratuito
Elisete d c. –
Ótimo
Zeila Andréa de Souza Reis –
Muito bom!
Tatiane Gonçalves Claudio –
Sempre bom aprender coisas novas esse curso vai ser excelente para nós professores.
Ana Maria Góes Sá teles Lopes –
Produto de grande valia para minha prática pedagógica.
Viviane Santos (comprador verificado) –
Curso excelente.
Extremamente fomentador de boas práticas.
Cristina Consuelo Gusmão dos Santos (comprador verificado) –
Ótimo!!! De grande valia para minha prática pedagógica.